Notícias
AO VIVO
No ‘Bom Dia, Ministra’, Margareth Menezes destaca a importância do fomento federal para ações culturais nos municípios
Foto: Filipe Araújo/MinC
A titular da Cultura, Margareth Menezes, foi entrevistada nesta quinta-feira (13) no programa Bom Dia, Ministra, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em estúdio montado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, local do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que termina hoje em Brasília (DF), ela conversou com radialistas de todo o país.
Durante o bate-papo, a titular da Pasta falou da importância do fomento federal para ações culturais nos municípios do país e das políticas oferecidas pelo Ministério da Cultura (MinC).
“Antes a gente tinha a política, as ações, mas não tínhamos um fomento direto do Governo Federal para as prefeituras e municípios. Hoje é um novo ambiente. E o que o Ministério vem oferecendo são políticas com capilaridade política para chegar nas ações populares, como a Política Nacional de Cultura Viva. Temos também toda uma política de renovação da questão do audiovisual, as cotas de tela. Estamos voltando a ter uma possibilidade de mais crescimento de acontecimentos culturais no Brasil inteiro com essa visão de nacionalização das oportunidades”.
No Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, o MinC conta com estande de atendimento. Nele, os gestores municipais podem conhecer as políticas para o setor cultural do Governo Federal e saber como levá-las para as cidades. Margareth Menezes salientou que uma iniciativa da Pasta vem chamando a atenção. É o MovCEU, equipamento cultural itinerante. São vans dotadas de biblioteca, estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão para cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural.
“Antes era só para cidades menores e agora ampliamos para escolas, para as prefeituras levarem a bairros mais afastados. Dá para fazer cinema na praça. Tem tido grande aceitação e assim faz a conexão com lugares que nunca tiveram a oportunidade de ter um equipamento cultural”, explicou a ministra.
Ela ainda enfatizou as ações do MinC para nacionalizar a distribuição de recursos da Lei Rouanet. “O levantamento que nós fizemos quando chegamos no Ministério é que uma grande concentração do histórico das leis de incentivo era muito centralizada na Região Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Esse é o histórico geral da aplicação do fomento no Brasil. Nós estamos fazendo um movimento para a reparação disso”, contou, citando o Programa Rouanet Norte com uma das iniciativas de requalificação da Lei.