Notícias
SETORES
Música exibe sua potência criativa e econômica no MICBR+Ibero-América
A música feita no Brasil mostra sua força criativa e econômica no MICBR+Ibero-América 2025. Nesta edição, o Mercado se une ao Festival Elos, realizado na Praia de Iracema, Fortaleza (CE). A parceria amplia o alcance das atividades, diversifica os públicos e fortalece as conexões profissionais. Serão quatro compradores e 69 vendedores, em um total de 73 empreendedores selecionados para representar o setor.
Participam do encontro empreendedores que atuam em festivais e casas de shows, artistas, bandas e produtores. A lista inclui também agências de produção de música, booking agency, distribuidoras, selos, editoras, estúdios, agências de music branding, serviços de gestão de direitos autorais, estúdios e produtora de gravação, e serviços de streaming.
Entre os vendedores está Vanessa Damasco, do Rio de Janeiro, que leva à capital cearense o programa de aceleração artística #estudeoFunk. O objetivo é fomentar a cultura baseada no gênero musical e a profissionalização, de forma gratuita, de MC’s, beatmakers e dançarinos.
Sediado na Fundição Progresso, o hub criativo dispõe de estrutura com estúdio de gravação, espaço para produção audiovisual e ensaios fotográficos, e estúdio de dança. O projeto já formou 150 artistas e promove shows e lançamentos musicais e audiovisuais. “No ambiente do funk existem lacunas de educação, de aprendizado, de oportunidades. Temos nomes que decolaram, no entanto, faltava para os artistas independentes ter um espaço de desenvolver o trabalho, aprender sobre o mercado e expandir o seu talento, com aulas de canto, dança e de produção musical. Após elaborarmos o projeto e seu escopo passamos a vê-lo como uma residência artística”, conta a idealizadora da iniciativa.
Com a experiência de ter participado da edição anterior do MICBR, realizado há três anos em Belém, Vanessa avalia as perspectivas. “Espero fechar bons negócios. Da outra vez nós conseguimos aprender como podemos amarrá-los. Tenho a expectativa de encontrar pessoas que acreditem no que a gente está fazendo, que não tenham preconceito no coração para enxergar o funk como uma linguagem criativa e artística do mercado e não só como algo viralizável”, observa.
O #estudeofunk é uma Escola Livre de Arte e Cultura, política pública do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli). A Rede Nacional de Escolas Livres (https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/programa-escolas-livres/programa-escolas-livres/) é composta por 68 instituições da sociedade civil que atuam no desenvolvimento de tecnologias socioculturais e educativas.
Parceria
A presença do mercado fonográfico nas rodadas de negócios do MICBR+Ibero-América reforça a importância da música como vetor econômico e cultural. A parceria Entre MICBR+Ibero-América e Festival Elos ocorre em duas frentes: Elos Acelera e shows. O primeiro é uma plataforma de incentivo à música produzida no Ceará, resultando na seleção de 30 artistas que participaram de formações na área da indústria musical, rodadas de negócios com programadores nacionais e internacionais e apresentações de showcases.
Já os palcos chegam para compor um corredor cultural do MICBR+Ibero-América, que vai do Centro de Fortaleza à Praia de Iracema, em eventos abertos e gratuitos.
Festival Elos
O Festival Elos chega à sua sétima edição em 2025. Com uma programação totalmente gratuita e ampliada, o festival ocupará a Praia de Iracema com uma estrutura distribuída em três palcos: o Palco Elos, principal da Praia; o Palco Aparelhagem, como espaço secundário; e o Palco Acelera MICBR, instalado no Centro Cultural Belchior, que passa a concentrar as apresentações do Elos Acelera e MICBR, com apresentações em formato de shows curtos - os showcases..
A programação geral do Festival Elos reúne grandes nomes da música popular brasileira e cearense e conta com shows de Iza, Gaby Amarantos, Vanessa da Mata, Otto e Getúlio Abelha, além de uma lista diversificada de atrações que celebram a pluralidade artística do Ceará, com shows de música instrumental e diversos outros gêneros musicais, do jazz ao funk.
Para o idealizador do festival, a edição ELOS MICBR+Iberoamérica representa um avanço estratégico para a internacionalização e o fortalecimento dos eventos no circuito da economia criativa. “Essa união vem para potencializar os dois eventos em vários níveis. Juntos, vamos ampliar diálogos, criar novas oportunidades para artistas e profissionais do setor e fortalecer o Ceará como um polo criativo no Brasil e no exterior. É uma parceria que nasce do alinhamento de propósitos e da crença no poder transformador da cultura”, afirma Paulo Feitosa.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios

- .