Notícias
BRASÍLIA
Ministra participa da instalação de obra de Burle Marx no Palácio da Justiça
Foto: Ricardo Stuckert/ PR
Parceria firmada em agosto de 2024 entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Presidência da República, a instalação da escultura de Roberto Burle Marx nos jardins da fachada principal do Palácio da Justiça ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), em Brasília.
A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além da ministra Margareth Menezes, o secretário-executivo, Márcio Tavares, representou a Pasta durante a cerimônia.
“Essa iniciativa representa uma reparação histórica à obra de Burle Marx, destacando não apenas a sua relevância como paisagista, mas também como ecologista pioneiro, que defendia a natureza brasileira desde os anos 1970. Sua contribuição ao desenho de Brasília recebe, assim, uma nova camada de reconhecimento, ampliando a visibilidade do seu legado”, afirmou a ministra Margareth Menezes.
Já a integração entre arquitetura e arte esteve presente na fala do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. "Niemeyer não concebeu apenas edifícios funcionais, mas idealizou verdadeiras obras de arte habitáveis, onde as esculturas dialogam harmoniosamente com as estruturas", destacou.
A obra - um bloco de granito claro, medindo aproximadamente 3,15 metros de altura por 1,30 metro de largura, com incisões e formas cuidadosamente esculpidas – dialoga com as características brutalistas do prédio, que integra o conjunto urbanístico de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, José Tabacow e Haruyoshi.