Notícias
COOPERAÇÃO CULTURAL
Ministério da Cultura participa do IX Congresso Iberoamericano de Cultura e do MIC Chile 2025
Foto: Divulgação
O Ministério da Cultura (MinC) esteve presente, de 9 a 12 de abril, no IX Congresso Ibero-americano de Cultura e do Mercado de Indústrias Culturais e Criativas – MIC Chile 2025, realizados em Santiago, no Chile. Promovidos pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile (MINCAP), os dois encontros reuniram autoridades, especialistas e representantes de instituições culturais para refletir sobre políticas públicas e o fortalecimento das indústrias culturais e criativas no espaço ibero-americano.
O Congresso deste ano teve como tema central a Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades e foi realizado em colaboração com a Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Durante o evento, a delegação brasileira participou ativamente das discussões sobre o impacto das tecnologias emergentes na criação e produção artística e cultural, em especial no uso da inteligência artificial generativa.
Em uma reunião informal entre autoridades culturais ibero-americanas, foram debatidos os principais desafios trazidos pela IA ao setor. Entre os consensos firmados pelos participantes, destacam-se quatro prioridades: garantir direitos autorais; promover transparência no uso de dados e modelos de linguagem; respeitar a diversidade cultural e linguística; e fomentar ambientes colaborativos entre os países da região.
Durante o encontro, Marissol Pinheiro, diretora de Gestão Coletiva de Direitos Autorais da Secretaria de Direitos Autorais e Intelectuais (SDAI) do Ministério da Cultura do Brasil, representou o país nas discussões e reafirmou o posicionamento brasileiro em defesa da proteção dos direitos autorais no ambiente digital.
“A delegação brasileira reiterou seu compromisso com a criação de mecanismos de remuneração justa, equitativa e transparente para os titulares de direitos autorais e conexos, pelo uso de seus conteúdos protegidos em processos de mineração, treinamento e desenvolvimento de inteligência artificial generativa”, afirmou.
MIC
O MIC Chile 2025, realizado paralelamente ao Congresso, também contou com uma ampla programação voltada à promoção das indústrias culturais e criativas como motores do desenvolvimento sustentável. Com a Espanha como país convidado de honra, o evento ofereceu rodadas de negócios, conferências, oficinas, exposições, showcases e eventos artísticos abertos ao público, consolidando-se como um importante espaço de intercâmbio e internacionalização do setor.