Notícias
FORTALEZA
MinC participa do III Seminário ECult de Gestão, Produção e Políticas Culturais
Ecult - Foto: Fausta Lourenço
Espaço para dialogar sobre temas atuais que atravessam as políticas públicas de Cultura. Com esse objetivo, o III Seminário ECult – Éticas do Campo Cultural Contemporâneo é realizado pela Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais (ECult), nos dias 4 e 5 de agosto, em Fortaleza (CE), dando início ao Ciclo Formativo 2025/2027 da entidade. O evento reúne pesquisadores, produtores e gestores culturais que são referências nacionais no debate sobre os rumos da cultura. A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com acessibilidade em Libras. A programação está sendo transmitida no canal do YouTube da ECult. Na noite da quinta-feira, a abertura contou com a presença, entre outros convidados, do secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli) do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba.

A programação de abertura trouxe, para o público, palestras de Deisy Feitosa, coordenadora do Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e integrante do Grupo de Pesquisa LabArteMídia/USP (SP); de Cibele Alexandre Uchoa, coordenadora do Grupo de Estudos em Tecnologia, Informação e Sociedade – GETIS e integrante do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais - IdbCult(CE); que dialogaram sobre políticas públicas e o tema da “Inteligência Artificial – seus usos e abusos”, com participação de Fabiano Piúba e a mediação de Ana Vieira, supervisora pedagógica da ECult (CE).
Em sua fala, o secretário do MinC citou a importância de olhar para a cultura com novas cosmovisões. “Somos nós do campo cultural, não só contemporâneo, mas também ancestral, que vamos gerar essa poética. Essa constelação de gente, como diz Ailton Krenak, que ainda é capaz de cantar, de dançar, de contar histórias e de fazer chover, que vai adiar o fim do mundo. Que são os artistas e os fazedores da cultura, que são os mestres e mestras da cultura e os mestres e mestres da natureza, que são as roças indígenas e as roças quilombolas, que vão adiar o fim do mundo. E, aí, a Inteligência Artificial é assim, como um instrumento musical, para lembrar Caetano Veloso quando canta, como é bom poder tocar um instrumento”, afirmou.
Ainda em sua palestra, o gestor da Sefli, ressaltou a importância da ECult e das ações de formação com gestores. Para Fabiano Piúba, a vivência está emaranhada com a noção de experiência. “E experiência é aquilo que nos toca, nos passa e nos atravessa, e que somos, também, atravessados por ela. Formação é transformação. Sair e entrar outro. Não adianta fazermos esse curso e sair dele como se fossemos a mesma pessoa. A ideia da experiência é a ideia da transformação para além da formação. Isso requer vagar. Requer parar, parar para ouvir, parar para sentir, parar para escutar”, assinalou.
A abertura do evento contou também com a presença de diversos convidados que representaram a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult/CE), a Secretaria Municipal de Cultura (SecultFor) e demais parceiros.
Ação Federativa
Na sexta-feira (5), Fabiano Piúba e a coordenadora do Escritório Estadual do Minc no Ceará, Andrea Vasconcelos, participaram, em Pacajus (CE), do Encontro de Gestores do Fórum de Cultura e Turismo da Região Metropolitana. Participaram representantes de 19 municípios que, atualmente, compõe o Fórum de Gestores em Cultura da Grande Fortaleza e Região Metropolitana. O momento foi marcado pela pactuação federativa e apresentação das políticas culturais de Formação Artística e Cultural, Livro, Leitura e Bibliotecas do MinC.
Programação
O III Seminário ECult – Éticas do Campo Cultural Contemporâneo segue com atividades na sexta-feira (5), em Fortaleza, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), e com transmissão ao vivo no Youtube da Escola.
Rita Teles, presidenta do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões/SP (Sated/SP) e diretora de produção do Artes Negras (SP); e Lara Leôncio, conselheira do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará (CEPC) e figurinista da Lara Leon Figurinos (CE); debatem sobre o tema “Mercado Cultural e suas Relações de Trabalho”, com participação de Andréa Vasconcelos, coordenadora do Escritório do MinC no Ceará (CE); e mediação de Selma Santiago, coordenadora geral da ECult (CE).
Sobre a Ecult
A ECult - Escola Livre de Gestão, Produção e Políticas Culturais atua desde 2023. É uma escola democrática e de fácil acesso, voltada aos agentes da área da organização do ambiente cultural, com estrutura curricular composta por ações formativas livres que se complementam para uma capacitação integral. É voltada às carreiras de produtor ou gestor cultural, visando, assim, colaborar para a qualificação profissional deste potente segmento nos âmbitos público, privado e do terceiro setor que atuam na cultura cearense.
O Ciclo Formativo 2025/2027 da ECult - Escola Livre Gestão, Produção e Políticas Culturais, é projeto aprovado no III Edital das Escolas Livres da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). A realização é de Empreendedores Culturais Associados, com parceria do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Tem, ainda, apoio da Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará (Produce), A Casa É Sua, Site Papo Cult, Conexões Criativas, Rede Pluriverso Colaborativa, Pró-Reitoria de Extensão da UFC e Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC.