Notícias
FOMENTO
MinC participa de apresentação do Pontão de Cultura Ubuntu no Rio de Janeiro
Divulgação
O diretor de Promoção das Culturas Populares, Tião Soares, representou o Ministério da Cultura (MinC), nessa sexta-feira (5), no evento de apresentação do Pontão de Cultura Ubuntu, selecionado no Edital Raízes e Saberes, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec) com investimentos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Na ocasião, a entidade apresentou o Plano de Trabalho para os próximos três anos de vigência do Termo de Compromisso Cultural assinado entre o Instituto Cultural e Biblioteca Comunitária Francisco da Silva Cyríaco, proponente do Pontão, e a Secec.
“Essa iniciativa reforça a inclusão de mestres e mestras como protagonistas na construção de políticas culturais, buscando 'desesconder' as culturas tradicionais e populares e promover uma articulação em rede. Nos últimos meses, o estado do Rio de Janeiro tem vivenciado importantes momentos de reflexão e ação em torno desse tema, com espaços de diálogo, escuta e construção coletiva, abordando o papel fundamental dessas culturas na política cultural do Brasil e do RJ”, destacou Tião.
O objetivo do pontão é salvaguardar as trajetórias e contribuir para preservar as memórias dos Mestres e Mestras das culturas tradicionais e populares do estado. As atividades terão como foco segmentos como a Capoeira, Jongo, Samba, Candomblé, Umbanda, os saberes agroalimentares, culinários e medicinais, bem como a música, a dança e outras manifestações artísticas, rituais e crenças tradicionais empregados em Comunidades Quilombolas, Caiçaras e Povos Originários. “O Pontão terá um Comitê Gestor composto por 18 instituições das diversas regiões do Rio de Janeiro e com uma equipe com expertise em pesquisa de campo nesta área”, explicou Mestre Paulão Kikongo, coordenador de mapeamento do Pontão.
O encontro contou com a presença do assessor da Secec, Thiago Salles, e do Coordenador do Escritório Estadual do MinC no Rio de Janeiro, Eduardo Nascimento.
Escuta
Outro tema em destaque no evento foi a organização de um Grupo de Trabalho (GT) com várias instâncias governamentais e representantes da sociedade civil para discutir a realização da “Escutatória Cultural pelo Brasil” no Rio de Janeiro, em 2 de agosto. As atividades são encontros promovidos pelo Ministério da Cultura com todos os estados do país e visam ampliar a participação social na construção da Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares.
Desde o início do ano, já foram ouvidos representantes das culturas tradicionais e populares de Tocantins, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Espírito Santo e Ceará. Também ocorreram escutatórias temática com segmentos como capoeira, reggae, cordel e repente.