Notícias
AGENDA
MinC entrega Ordem de Serviço para requalificação da Feira do Bembé Mercado
Foto: Tarcisio Boquady/MinC
Em agenda realizada neste sábado (17), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para a requalificação da Feira do Bembé Mercado, na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal e contou com as presenças do prefeito Flaviano Rohrs da Silva Bomfim, do presidente da Câmara Municipal de Santo Amaro, Kleber Rocha Wanderley, do superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Guanais, do diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan, Daniel Sombra, do representante da Associação Beneficente Bembé do Mercado, José Raimundo Lima Chaves (Pai Pote) e outras autoridades. Na ocasião, também foi anunciado a entrega do título de cidadã santamarense à ministra.
A ministra destacou que a obra vai fortalecer a geração de emprego, além de valorizar a cultura de terreiro, colocando a cidade em um lugar de destaque na Bahia. Ela frisou ainda que essa ordem de serviço é parte do processo de nacionalização das oportunidades iniciado pelo Ministério da Cultura em 2023.
"O que está sendo assinado aqui hoje é uma mudança completa na vivência da cidade. Santo Amaro já deu tantos frutos para a nossa cultura porque essa cidade está em um lugar que tem história. Os terreiros são construídos por famílias que têm ali suas memórias e histórias e, a cada geração, vêm trabalhando para melhorar as suas vidas", disse.
A obra integra as ações do Novo PAC e é realizada pelo Iphan em parceria com o município de Santo Amaro. O instituto repassará ao município o valor de R$ 28,5 milhões. O projeto abrange restauração e ampliação do edifício principal da feira, além da requalificação do edifício anexo anexo Mercado de Carnes.
Hermano Guanais relembrou que há seis anos, em Brasília, foi registrado o Bembé do Mercado como Patrimônio Cultural do Brasil, este foi o primeiro bem cultural de matriz africana registrado no Livro das Celebrações do Iphan. "Esta obra que a gente inicia aqui é o fundamento para que o Bembé fosse reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Não existe o Bembé sem esse espaço material que tem a sua importância porque ali tem Axé", disse.
O Bembé do Mercado, registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan desde 2019, é considerado o maior candomblé de rua do mundo e ocorre desde 1889, celebrando a ancestralidade africana, com manifestações como samba de roda, capoeira e maculelê
Para Daniel Sombra, fortalecer a parceria entre os poderes Federal e Municipal é necessário para que ações como essa sejam encaminhadas. "Eu represento o Iphan nessa missão de conseguir recurso para as ações, e é necessário que isso seja feito sempre em parceria entre o Iphan, o Ministério e as prefeituras", pontuou.
O prefeito Flaviano Bomfim fez questão de reconhecer o papel de Pai Pote nesse trabalho. "Temos que reconhecer como santamarenses o fundamental papel de Pai Pote no Bembé do Mercado. Se não fosse Pote, talvez essa obra não aconteceria, porque ele foi buscar o reconhecimento junto ao Iphan", disse.
Ele lembrou ainda que a escola de samba carioca Beija-Flor, esse ano, irá homenagear o Bembé Mercado em seu desfile. Em contrapartida, a Prefeitura de Santo Amaro irá homenagear a escola de samba na Festa da Purificação.
Emocionado, Pai Pote ressaltou a representatividade dessa ordem de serviço. "Nós de de terreiro e população negra de Santo Amaro está muito feliz. Essa obra vai valorizar a nossa cidade", concluiu.