Notícias
PNLD + BIBLIOTECAS
MinC e FNDE entregam acervos em bibliotecas públicas e comunitárias do Cariri (CE)
Foto: Miguel Ferreira
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC) entregaram, na última sexta-feira (21), acervos literários para duas bibliotecas públicas no Cariri, no Crato (CE). O material será enviado às mais de 4 mil unidades cadastradas em todo o país.

- Foto: Miguel Ferreira
Neste ano, com o PNLD + Bibliotecas cada uma das entidades cadastradas recebe um kit com 600 obras literárias, todas novas e gratuitas.
Ceará

- Foto: Divulgação
O gestor lembra ainda que o MinC e o MEC estão na reta final para o lançamento do novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), a ação tração políticas de democratização do livro para os próximos 10 anos no Brasil. “Todo mundo tem que ter livros nas mãos. Para isso, a gente precisa ter bibliotecas com acervos completos e novos. Estamos chegando nesse ciclo da Educação Infantil. Para que todos nós possamos ter livros e nossas crianças desenvolvam o ato da leitura que é algo fundamental e extraordinário para mudar a vida das pessoas”, frisa a presidenta do FNDE, Fernanda Pacobahyba.
“Uma ação tão autêntica que reúne pessoas ao redor do livro e leitura. Práticas libertadoras de projetos literários que estão se espalhando em todo o país”, ressalta Nadja Cezar, coordenadora geral de Leitura e Bibliotecas do MinC.
“Esse dia foi muito especial. Só tenho de agradecer ao MinC, ao MEC e ao FNDE por essa parceria que está nos me permitindo trazer livros para as comunidades. Livros que vem para que as pessoas leiam mais”, aponta o prefeito do Crato, André Barreto.
As programações contaram também com a presença de gestores de outras cidades da região, de grupos artísticos, de representantes da sociedade civil. Destaque também para a participação da Secretária de Cultura do Crato, Fabiana Vieira; para a coordenadora da Rede de Bibliotecas do Cariri, Ana Farias; do Deputado Federal, José Guimarães; do Secretário Executivo dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Zé Ailton Brasil; da mestra da cultura Josenir Lacerda; e o Superintendente Estadual dos Correios no Ceará, Kléber Andrade.
PNLD + Bibliotecas
O PNLD Literário, em sintonia com o Plano Nacional do Livro e Leitura e com a Política Nacional de Leitura e Escrita, garante que mais brasileiros tenham acesso ao conhecimento, à imaginação e às oportunidades que só a leitura proporciona. Mais uma grande ação do Governo Lula, em parceria com o ministro Camilo Santana e a ministra Margareth Menezes, construindo um país mais leitor, mais justo e com mais futuro.
Trata-se de uma iniciativa histórica e transformadora, central para nosso novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035. Ao fazer parte do PNLD, as bibliotecas têm a possibilidade de receber livros novos regularmente. Essa primeira entrega envolveu o investimento de R$ 50 milhões. O PNLD + Bibliotecas é uma forma de apoiar os sistemas estaduais e municipais de bibliotecas a contar com um reforço extra para seus acervos. Essa conquista é a prova que políticas públicas articuladas têm maior alcance e geram melhores resultados.
Para se cadastrar e saber mais sobre a ação, acessa aqui o site.
PNLL
O Plano Nacional do Livro e Leitura é um conjunto amplo de políticas e ações de valorização do livro e da leitura realizadas pelo Estado e pela sociedade. Trata-se de um pacto social pela valorização do livro, da leitura, da literatura, da escrita e das bibliotecas. De caráter interministerial, a ação tem a condução do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e do Ministério da Cultura, com a Secretaria de Educação Básica (SEB).
Uma novidade desse processo é a incorporação de uma política para a escrita, que não estava presente no plano anterior. O desafio é elaborar políticas culturais e ações voltadas à qualificação e diversificação da criação literária, como também tornar a formação do leitor mais completa pela democratização da formação em escrita criativa, entendida como direito.
Para isso, o PNLL se divide em quatro eixos: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; e fomento à cadeia criativa e produtiva do livro.