Notícias
SISTEMA DE CULTURA
MinC e Consórcio Intermunicipal do Grande ABC articulam parceria para projeto regional de cultura em São Paulo
Foto: MinC
O Ministério da Cultura (MinC) e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC deram um passo importante para fortalecer a cultura na região metropolitana de São Paulo. Na última quarta-feira (11), a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, recebeu representantes do Consórcio, que reúne sete cidades para discutir o projeto ABC + Cultura.
O objetivo da reunião foi alinhar parcerias. O ABC + Cultura é uma proposta de integração regional que pretende criar um calendário único de eventos, incluindo uma Virada Cultural Regional, e fortalecer a identidade cultural da região, composta pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Ao todo, são cerca de 3 milhões de habitantes.
O projeto começou a ser desenhado em janeiro deste ano, pelo Grupo de Trabalho de Cultura do Consórcio. A ideia é realizar eventos e usar a cultura para gerar renda e movimentar a economia local.
Para o Governo do Brasil, dialogar com consórcios públicos é uma forma eficiente de territorializar a política pública de cultura, ou seja, trabalhar para que ela chegue mais rápido e de forma efetiva aos municípios.
"O pacto federativo ganha vida quando dialogamos diretamente com os territórios. O Consórcio Grande ABC é um parceiro estratégico porque organiza as demandas de sete cidades, que têm um grande ativo cultural, de forma integrada. Além de apoiar o projeto do ABC + Cultura, o MinC está à disposição para somar em ações de formação dos gestores públicos e seguir fortalecendo o Sistema Nacional de Cultura”, afirmou a secretária Roberta Martins.
Pacto federativo pela cultura
Além de ações de formação, com cursos e oficinas para quem trabalha na gestão cultural das cidades, o MinC ofereceu apoio para que as cidades fortaleçam seus conselhos e fundos municipais de cultura, e se colocou à disposição para construir ações de ativação da Lei Rouanet. A ideia é impulsionar a captação para fomento cultural junto a indústrias e empresas do ABC paulista.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, reforçou que a região está organizada para receber novos investimentos. "Estamos reforçando, por meio do Consórcio, o protagonismo regional na articulação com o Governo do Brasil, com a perspectiva de novos anúncios e iniciativas para o Grande ABC nos próximos meses", concluiu.
Ele explicou ainda que o objetivo é criar uma identidade única para a região e realizar um trabalho conjunto, unindo as sete cidades para gerar renda aos produtores locais de cultura.
Consórcio ABC
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC é uma agência pública formada pela união de sete prefeituras: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Ele funciona como uma ferramenta para resolver problemas que são comuns a todas essas cidades. Em vez de cada prefeitura tentar resolver sozinha questões complexas — como enchentes, mobilidade ou grandes eventos culturais — elas se juntam no Consórcio para pensar soluções que sirvam para toda a região.