Notícias
TERRITÓRIOS DA CULTURA
Minas Gerais: Contagem recebe o CEU das Artes de número 294
Fotos: Janine Moraes/PMC
O Ministério da Cultura (MinC) entregou nesta quinta-feira (23) mais uma unidade do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), desta vez no município de Contagem, Minas Gerais (bairro Nova Contagem). Beneficiando cerca de 70 mil moradores da Regional Vargem das Flores, o equipamento cultural reafirma o compromisso do Governo Federal com a inclusão social, a cultura e a qualidade de vida. O investimento de R$ 1,6 milhão, em Contagem, contou com contrapartida do município, e o CEU agora integra a rede de 294 unidades já inauguradas no país, sendo 37 delas só em Minas Gerais. Até o fim do ano, outras seis unidades serão entregues pelas regiões brasileiras, incluindo outras duas cidades mineiras de Itabira e Betim.
Os CEUs das Artes são equipamentos multifuncionais que unem cultura, esporte e assistência social de maneira integrada. Situam-se em áreas de vulnerabilidade social e foram planejados para promover o desenvolvimento integral do indivíduo.
“Os CEUs das Artes são o primeiro contato de muitas crianças, adolescentes e jovens com o mundo das artes e dos esportes. Muitas vezes, o público potencial chega através dos Centros de Referência Social (CRAS) para acessar alguma política de assistência social, como inscrição no Cadastro Único para recebimento de Bolsa Família, por exemplo, e acabam tendo acesso a uma gama de oferta de outras oportunidades de atividades educativas e de práticas culturais e esportivas capazes de promovê-los socialmente e até revelar talentos”, explicou Maria Carolina Lage, coordenadora-geral de Articulação e Parcerias da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC.
A infraestrutura da unidade de Contagem conta com quadra poliesportiva, pista de skate e caminhada, brinquedos, cineteatro, biblioteca, áreas de convivência, salas para oficinas e o CRAS. Além disso, promove atividades esportivas, culturais e educativas gratuitas, com cursos de música, dança, artes plásticas, esportes e até cursos profissionalizantes.
“Os CEUs das Artes atuam como instrumento para acesso a programas de proteção social, à cultura, ao lazer e, ao mesmo tempo, induzindo desenvolvimento humano e cidadania”, acrescentou Maria Carolina Lage.
Gestão compartilhada
Outro destaque dos CEUS das Artes é seu modelo de gestão, que deve ser feito com a participação da comunidade do entorno e a sociedade civil organizada, e com escuta ativa de suas demandas. “A programação e o uso dos CEUs são feitos pela comunidade, para a comunidade. É muito importante que a gestão destes espaços seja feita de forma compartilhada com seus frequentadores, para que os usuários se sintam pertencentes ao local, cuidem dele e que os CEUs cumpram com uma de suas missões mais importantes de promover a valorização da identidade local. Neste contexto, é imprescindível também que as diversas pastas da administração pública local estejam envolvidas na gestão do equipamento (cultura, esporte, assistência social e educação).
Histórico
Os Centro de Artes e Esportes Unificados surgiram no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), em 2010, e tiveram suas obras iniciadas em 2012. Até o momento, o Governo Federal investiu R$ 793 milhões nesses espaços culturais.
O Novo PAC lançado em 2023 possibilitou a retomada de 21 obras que estavam paralisadas. Destas, 15 já foram inauguradas e as demais estão previstas ainda para este ano de 2025.
Além disso, o novo PAC construirá 195 novos equipamentos culturais, chamados CEUs da Cultura. “Com o Novo PAC, conseguimos retomar obras paralisadas e lançar novos equipamentos culturais, como os CEUs da Cultura, construídos em módulos que atendem às demandas reais da população. Outro projeto do MinC que merece destaque são os MovCEUs, vans itinerantes adaptadas com cinema, biblioteca, palco, óculos 3D e equipamentos audiovisuais. Esses avanços garantem que as regiões mais vulneráveis tenham acesso à cultura e à cidadania”, destacou Maria Carolina Lage.
Juntos, CEUs das Artes, CEUs da Cultura e MOVCEUS formam o Programa Territórios da Cultura, uma rede de espaços e equipamentos de cultura articulados e voltados a ampliar e descentralizar a oferta de espaços culturais.
O equipamento também busca combater a violência e a criminalidade, promover a inclusão social, fortalecer os vínculos comunitários e qualificar a mão de obra local. Segundo Maria Carolina, “além de serem um espaço seguro para fruição da criatividade, consciência corporal e convivência comunitária saudável, muitos CEUs oferecem cursos profissionalizantes, que transformam vidas, promovem autonomia e fortalecem indivíduos para seguirem seus próprios caminhos”.
