Notícias
ALAGOAS
Margareth Menezes ressalta ações federais de fomento à cultura durante maior encontro municipalista do país
Foto: Luciele Oliveira/MinC
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou, nesta quinta-feira (22), da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, no Centro Cultural Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), onde defendeu a cultura como direito constitucional, instrumento de cidadania e eixo estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos municípios.
A titular da Cultura foi convidada de uma palestra que integrou a programação do Congresso dos Municípios Alagoanos e contou com mesa composta pelo prefeito de Coruripe e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, e pela secretária de Estado da Cultura de Alagoas, Melina Freitas.
“O talento é individual, mas o acontecimento é coletivo. Se não tiver show, o técnico de som não trabalha, o contrarregra não trabalha. Um evento cultural ativa uma cadeia enorme de trabalho dentro de uma cidade”, afirmou a ministra.
Margareth Menezes também chamou a atenção para a retomada do diálogo com o setor cultural como prioridade da atual gestão. “O Ministério da Cultura era como uma casa só com as pilastras. Não tinha investimento, não tinha diálogo, não tinha ação”, afirmou. Segundo ela, a reconstrução da pasta exigiu reorganização interna e escuta ativa dos agentes culturais em todo o país.
Em Alagoas, mais de R$ 58 milhões foram investidos por meio do primeiro ciclo da Aldir Blanc, com adesão de seus 102 municípios.
Valorização das identidades e orgulho local
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, ressaltou o papel central da cultura na valorização das identidades locais e no fortalecimento do sentimento de pertencimento. “Hoje, Alagoas está num só lugar. Quem quiser conhecer o estado de Alagoas, venha fazer essa visitação e essa viagem pelas riquezas do nosso estado”, declarou.
Segundo ele, a feira busca evidenciar as potencialidades dos municípios, como o artesanato, a gastronomia e manifestações culturais únicas. “O resgate das nossas origens e o sentimento de pertencimento nos fazem entender o quanto somos ricos, às vezes sem saber”, enfatizou, citando exemplos de expressões culturais tradicionais presentes nos municípios alagoanos.
Cultura como protagonismo
A secretária de Cultura de Alagoas, Melina Freitas, elogiou a atuação da ministra à frente do MinC e destacou o protagonismo da cultura no evento. “Quero agradecer pelo empenho e pelo trabalho à frente do resgate desse Ministério tão importante para as artes do nosso país”, comemorou.
Melina também ressaltou a diversidade cultural do estado: “Alagoas é um estado múltiplo, diverso, com arte e cultura espalhadas por todos os cantos. Iniciativas como essa colocam a cultura no protagonismo que ela merece”.
Após a palestra, foi realizada a abertura oficial da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, reunindo autoridades, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Feira e congresso
Considerada o maior encontro municipalista do país, a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos reúne mais de 140 estandes com exposições de artesanato, turismo, gastronomia e inovação na gestão pública. O evento segue até o dia 25 de janeiro e ocorre paralelamente ao Congresso dos Municípios Alagoanos, que deve reunir cerca de 3.500 participantes em palestras, oficinas e mesas-redondas.