Notícias
EQUIPAMENTOS CULTURAIS
Lei Paulo Gustavo: recursos foram usados para reforma do Cine Teatro de Gravataí (RS)
Foto: Prefeitura de Gravataí
A cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, inaugurou nesta terça-feira (16) o Cine Teatro Municipal, um novo equipamento cultural integrado ao Centro Administrativo da Prefeitura. A entrega do espaço, totalmente reformado, foi viabilizada por meio de um investimento de R$ 368,3 mil da Lei Paulo Gustavo (LPG), repassados pelo Ministério da Cultura (MinC), somados à contrapartida de R$ 228 mil da prefeitura local.
O antigo auditório foi transformado em uma sala multiuso moderna, preparada para receber peças de teatro, exibições de cinema, shows, oficinas e seminários. O local agora conta com 163 lugares, sistema de ar-condicionado, camarins e equipamentos profissionais de som, luz e projeção. Um dos destaques da obra é a acessibilidade: o espaço possui elevador e palco adaptado, garantindo a participação de artistas e espectadores com mobilidade reduzida.
A chefe de Divisão do Escritório Estadual do MinC no Rio Grande do Sul, Patricia Affonso, participou da cerimônia e destacou o papel da legislação no fomento à infraestrutura cultural. “A Lei Paulo Gustavo foi criada justamente para garantir que recursos públicos cheguem na ponta e se transformem em espaços de formação, criatividade e cidadania. Este teatro é fruto de parceria, planejamento e do entendimento de que cultura é direito, desenvolvimento e futuro”, afirmou.
Expansão do audiovisual
O novo Cine Teatro integra um movimento nacional de qualificação de salas de exibição. Segundo a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual (SAV) do MinC, Daniela Santana Fernandes, o Ministério tem mapeado o interesse dos municípios em ampliar o circuito exibidor. "Tivemos 132 espaços que receberam recursos da LPG com interesse em serem salas de cinema, e agora este se torna mais um nessa listagem", explicou.
Para o coordenador-geral do Gabinete da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, Fábio Riani Costa Perinotto, a entrega reflete a importância da vontade política na gestão pública. "Sabemos do comprometimento da prefeitura de Gravataí com o bom uso dos recursos públicos e com a arte e a cultura no município. A Lei Paulo Gustavo serve também para isso: fazer girar a economia e toda a produção artística. É muito bom ver os compromissos firmados com a cultura se concretizando na cidade", disse.
O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí, Rodrigo Marquez, também demonstrou satisfação com a consolidação do espaço. “Ficamos muito felizes com a volta de uma sala de espetáculos gerida pela Prefeitura. Aprovamos a finalidade e o uso deste recurso do Governo Federal, via Lei Paulo Gustavo, na gestão passada do Conselho junto a Secretaria de Cultura. Vermos a obra finalizada e entregue nos dá certeza que muitas das nossas decisões auxiliam na construção prática e objetiva da cultura de Gravataí”, concluiu.
A inauguração ocorreu em meio à programação de Natal da cidade. Para a diretora de cultura local, Izabel Cristina da Silveira, o equipamento simboliza a realização de um sonho da comunidade artística e fortalece a gestão democrática no município.