Notícias
SETORES
Hip-Hop ocupa MICBR+Ibero-América e amplia conexões na economia criativa
O Hip-Hop brasileiro reafirma seu papel como uma das expressões mais potentes da cultura urbana e da economia criativa durante MICBR+Ibero-América 2025. Nesta edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, o setor reúne produtores, coletivos, companhias, associações, redes e artistas que representam os diversos elementos que compõem o movimento: MCs, DJs, beatmakers, grafiteiros e dançarinos de breaking, além de iniciativas interdisciplinares que incluem debates, saraus, exposições e vivências.
O MICBR+Iber-América 2025 contará com 27 vendedores e um comprador do segmento . Entre eles, o rapper e produtor veterano Vinícius Terra, referência na articulação de projetos de Hip-Hop de língua portuguesa. No auge de seus 30 anos de carreira e participante da edição anterior como vendedor, este ano ele retorna como comprador, em busca de novas parcerias e oportunidades de curadoria. “As parcerias que nasceram no MICBR foram amplificadas e contribuíram muito para o meu trabalho, tanto como artista quanto como ativista da cultura Hip-Hop”. E complementa: “a partir dessas conexões, pude realizar apresentações no Chile, em espaços como Matucana 100 e Estación Mapocho, além da minha primeira turnê no continente africano, em Angola e Guiné-Bissau”.
O artista natural de São João de Meriti, no Rio de Janeiro, destaca que o evento foi fundamental também para fortalecer o projeto Meu Bairro, Minha Língua, levado à Semana de Cultura da CPLP, em São Tomé e Príncipe, e para viabilizar parcerias na Terra do Rap – Festival de Cultura Urbana da Língua Portuguesa, realizado no Rio de Janeiro.
Na edição 2025, Vinícius participa com a missão de identificar e conectar novos talentos da cena urbana, além de fomentar a presença do hip hop dentro e fora do Brasil. “Quero integrar artistas à programação de projetos autorais do coletivo do qual faço parte, a REPProdutora, e de outros em que atuo como curador. Mas, acima de tudo, é o momento de mostrar que o hip hop é um setor transversal a todos os outros. Podemos fomentar mais mercado, ampliar pautas e fortalecer a indústria criativa como um todo”, afirma.
Entre apresentações, vivências e rodadas de negócios, o Hip-Hop mostra, durante o maior mercado de economia criativa do país, que é mais do que um movimento cultural, é um motor de inovação, inclusão e transformação social na economia criativa brasileira e latino-americana.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios

- .