Notícias
NO TERRITÓRIO
Encontro de gestores públicos em Cairu fortalece cultura e pacto federativo no Baixo Sul da Bahia
Foto: Prefeitura de Cairu (BA)
Reforçando o entendimento de que a construção de políticas públicas de cultura efetivas não se faz apenas de Brasília, o Ministério da Cultura (MinC) desembarcou em Cairu (BA), no Baixo Sul, na última quarta-feira (4), para um encontro estratégico com gestores públicos, dirigentes culturais e representantes da sociedade civil na região.
O evento marcou um passo importante para a consolidação do pacto federativo e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), com a colaboração entre União, estados e municípios. A pauta principal foi o fortalecimento da articulação regional e o planejamento dos próximos passos para manter o setor cultural aquecido no território.
Representando o MinC, participaram a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, e a diretora de Articulação e Governança, Desirée Tozi.
"O Ministério da Cultura voltou para estar perto das pessoas. Estar aqui, no Baixo Sul da Bahia, e sentar à mesa com quem faz a gestão no dia a dia é essencial. O pacto federativo não é um documento de gaveta, é essa construção viva. Precisamos garantir que a riqueza cultural de territórios como Cairu tenha suporte, recursos e voz no cenário nacional", declarou Roberta Martins.
Construção coletiva
O foco foi ouvir as demandas locais e alinhar caminhos para que os recursos e projetos do Governo do Brasil cheguem, de fato, aos fazedores de cultura da região. Estavam presentes o presidente da Rede Nacional de Gestores Culturais, David Terra, e a Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul, Jhessy Coutinho.
Muitos desses agentes culturais da região são também pescadores, marisqueiras e trabalhadores tradicionais, que carregam conhecimentos fundamentais para a preservação da memória e da identidade das comunidades. Nesse sentido, foi destacada a importância de que as políticas públicas e os processos formativos sejam acessíveis, adaptados à realidade local e cheguem efetivamente aos fazedores e trabalhadores da cultura.
Para a secretária de Cultura do município de Cairu, Cintia Palma, a visita representa um marco e abre caminhos para uma relação mais próxima e contínua com o MinC.
“A cultura do Baixo Sul é viva, diversa e resistente, e encontros como este reafirmam que seu fortalecimento passa pela escuta, pela presença institucional e pela construção coletiva de políticas públicas que respeitem e valorizem quem mantém essa riqueza cultural todos os dias”, destacou.
O anfitrião do encontro, prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, reafirmou o compromisso do município com a economia criativa e a preservação da história local. “Investir em cultura vai além do incentivo às manifestações artísticas. É uma forma de preservar a história, movimentar a economia criativa e garantir que as futuras gerações reconheçam e respeitem suas raízes”, destacou.
Como parte da programação, os participantes também realizaram também um tour histórico-cultural pela sede de Cairu, vivenciando de perto o patrimônio material e imaterial do município. A visita proporcionou uma imersão na história, na arquitetura e nas tradições locais, reforçando o potencial do território como referência cultural e turística.
Para a equipe do MinC, a presença em Cairu reforça a missão de descentralizar a gestão. O objetivo é garantir que as especificidades de cada território sejam respeitadas na aplicação das leis de fomento e no desenho de novas ações.