Notícias
RECONHECIMENTO
Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do MinC recebe comenda em Ijuí (RS)
O ministro da Cultura em exercício e secretário-Executivo, Márcio Tavares, visitou neste domingo (19), a Expofest Ijuí 2025, no município do noroeste do Rio Grande do Sul, conhecido como Capital Nacional e Mundial das Etnias, pela diversificação de culturas que abriga. Durante a visita, Tavares recebeu, em nome da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), a Comenda ao Mérito Desbravador, concedida pela União das Etnias de Ijuí (UETI).
A comenda destinada à CNIC é um reconhecimento da UETI ao apoio do Ministério de Cultura à valorização da cultura da cidade gaúcha. Ao receber a medalha, Márcio Tavares ressaltou que, em um ciclo de quatro anos, Ijuí está recebendo, via governo federal, o maior investimento em cultura de sua história.
“Através das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, vamos investir continuamente em parceria com a prefeitura da cidade em cultura aqui. Por isso, tenho muito orgulho de receber essa comenda para a CNIC como parte da equipe da ministra Margareth Menezes, do presidente Lula. Estamos nacionalizando o trabalho da Lei Rouanet e isso pode ser visto aqui nessa festa”, afirmou.
O vereador Bira Teixeira destacou que, pela primeira vez, a feira contava com a visita de um ministro da Cultura. “Isso é histórico, não só pela presença, mas pelo reconhecimento que se faz nesse momento. Nesse parque, a gente congrega todos esses povos que, com olhares diferentes, convivem de forma harmônica e expressam para o mundo tudo que somos e sentimos”.
Casas étnicas
Antes da cerimônia, Márcio Tavares passeou pelas casas étnicas que compõem a feira, acompanhado do presidente da UETI, Jonas Salas; da vice-presidente da UETI e diretora da Expofest, Luciana Ojczenasz Schmidt; do prefeito Andrei Cossetin Sczmanski, do vereador Bira Teixeira e de autoridades municipais. Na ocasião, Márcio teve a oportunidade de conhecer de perto o movimento cultural de Ijuí e a riqueza das casas étnicas, uma expressão da diversidade e da união dos povos que formam a cidade.
O título de Capital Nacional e Mundial das Etnias dado a Ijuí foi reconhecido em 2022 pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), ONG que atua em parceria com a UNESCO pela preservação do patrimônio cultural imaterial. Desde então, a cidade realiza anualmente a Expofest – Festa Internacional das Etnias, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.
“ A ExpoFest de Ijuí é uma celebração da diversidade cultural. São diferentes etnias que ajudaram a construir o Brasil. Para o MinC, é muito importante estar aqui, ainda mais que é uma festa apoiada pela Lei Rouanet, que incentiva a cultura e garante a construção, manutenção e o trabalho que é feito por esta comunidade”, acrescentou Márcio Tavares.
A UETI participa da organização e coordenação da Expofest Ijuí. que nesta edição contou com a presença de mais de 12 centros culturais étnicos e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, todos grupos integrados à UETI. Atualmente, quatro novos núcleos estão sendo instalados na cidade: Argentinos, Franceses, Tchecos e Uruguaios.