Notícias
POVOS INDÍGENAS
Com o presidente Lula, ministra Margareth Menezes visita povos indígenas do Xingu
Foto: Ricardo Stuckert / PR
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, integrou na última sexta-feira (4) a comitiva do presidente Lula que visitou a Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, em Mato Grosso. A ocasião reforçou o compromisso do governo federal em garantir os direitos dos povos originários e preservar suas culturas e modos de vida. Também foi uma oportunidade de diálogo com lideranças indígenas da bacia do Rio Xingu.
Reconhecimento ao cacique Raoni
“Somos um governo que respeita os povos indígenas, reconhece seus direitos e trabalha dia e noite, noite e dia, para que eles sejam assegurados. Não só respeitamos e reconhecemos, mas admiramos e amamos seus saberes e sua cultura”, declarou o presidente Lula durante seu discurso.
Durante a visita, o cacique Raoni, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, recebeu do presidente a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos povos indígenas e do meio ambiente. “É com muita alegria que fazemos esse reconhecimento com a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, a mais alta condecoração do Estado brasileiro. Guerreiro incansável na defesa dos povos indígenas, do meio ambiente e da Amazônia, nosso querido Raoni segue ativo em sua nobre missão de semear a cultura indígena e o respeito aos povos originários e à floresta”, ressaltou Lula.
Falando em seu idioma, o cacique Raoni recordou sua trajetória na luta pelos direitos dos povos indígenas: “Eu, desde jovem, sempre lutei por nosso povo, pelo direito do nosso povo, pelas nossas terras e pela nossa gente. Só isso que eu fiz até hoje e, agora, vocês estão me vendo mais idoso, mas, há muito tempo, eu venho lutando por nós, povos indígenas.”
Primeira visita presidencial ao Xingu
A ministra Margareth Menezes celebrou o caráter histórico do momento: “Foi a primeira vez que um presidente da República veio ao Xingu. Eu tive a honra de acompanhar o presidente Lula e me sinto muito feliz em testemunhar todo esse movimento, ver o cacique Raoni e constatar a força desse povo e desse lugar. Viva os povos indígenas, viva a cultura desse povo que vem salvando a natureza e nos ensinando como salvá-la.”
Pontão de Culturas Indígenas
Representantes do Pontão de Culturas Indígenas, parceiro do Ministério da Cultura (MinC) na Política Nacional de Cultura Viva, também estiveram presentes. Para Kamukaiaka Lappa Yawalapiti, coordenador dos Agentes Cultura Viva do Pontão, é fundamental que as autoridades conheçam de perto a realidade dos povos indígenas e seus territórios: “Foi muito bom receber o presidente e ver que ele pôde ouvir nossas demandas, perceber nossa realidade. Nossa cultura é muito importante para nós. Agora, a ministra Margareth conhece a nossa tradição de perto.”
O coordenador do Pontão, Juliano Basso, reforçou que a cultura dos povos indígenas é o que mantém o território vivo: “Essa foi uma das agendas mais importantes para nós que militamos pelos direitos indígenas e pelo meio ambiente. Ela reforça a necessidade de políticas culturais específicas para os povos originários, bem como o fortalecimento e a transmissão, às novas gerações, dos conhecimentos adquiridos ao longo de milhares de anos.”
O Pontão Indígena integra a rede de 42 entidades selecionadas pelo MinC, por meio de edital, para mapear, articular, formar e ampliar a rede Cultura Viva no país. Sua instituição proponente é a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, localizada em Alto Paraíso de Goiás (GO). No Comitê Gestor, participam entidades como o Instituto Kaingang (INKA), a Associação Cultural e Arte Fitxyá Fulni-ô (PE), a Mbya Arandu Porã (SP), a Associação de Moradores e Amigos da Aldeia Amary (MT) e a Associação Indígena Awkêre (TO). Atualmente, 31 indígenas atuam no projeto, recebendo pelo Pontão de Culturas.
Autoridades do Governo Federal
Além do presidente Lula e da ministra Margareth Menezes, também estiveram presentes:
* Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima
* Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania
* Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária
* Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
* Joenia Wapichana, presidenta da Funai
* Ricardo Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena
* As deputadas federais Célia Xakriabá, Dandara Tonantzin, Juliana Cardoso
Esse encontro simbólico consolida o empenho do governo federal em proteger os povos indígenas, suas culturas e o meio ambiente, promovendo o diálogo e o respeito aos povos originários e à biodiversidade brasileira.