Notícias
MINAS GERAIS
Circula MinC abre programação em Belo Horizonte com debate sobre participação social e fortalecimento da gestão pública de cultura
Foto: Comitê de Cultura em Minas Gerais
O primeiro dia do Circula MinC em Belo Horizonte, realizado nesta quarta-feira (10), reuniu gestores públicos, representantes da sociedade civil, agentes territoriais e instituições culturais para discutir o papel das políticas públicas de cultura em Minas Gerais. A atividade integra extensa programação que o Ministério da Cultura (MinC) promove no estado até domingo (14), incluindo participação na Caravana Federativa, que ocorre no Expominas nos dias 11 e 12 de dezembro.
Com 853 municípios, Minas Gerais concentra a maior quantidade de cidades brasileiras, por isso, o Circula MinC no estado tem papel importante de ampliar o diálogo federativo e fortalecer os mecanismos de participação social que estruturam o Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Um desses instrumentos, que garantem a participação da sociedade civil e compõem o sistema de cultura das cidades, é o Conselho Municipal de Cultura. Em Belo Horizonte, conselheiros receberam dirigentes e equipe técnica do MinC para debater as necessidades e os desafios específicos da região.
Em outra atividade que reuniu prefeituras de Minas Gerais e sociedade civil, o MinC conduziu uma roda de conversa sobre participação social, democracia e políticas culturais. O coordenador-geral do Gabinete da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Binho Perinotto, apresentou um panorama da mobilização social nas políticas culturais recentes, passando pela Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. A exposição abordou ainda a importância dos conselhos, conferências e planos de cultura, tantos nos municípios como no estado, para consolidar o SNC.
O diretor da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), João Pontes, também estava presente para falar sobre Pontos e Pontões de Cultura, e destacou a centralidade da participação social como caminho para fortalecer a democracia e ampliar a consciência sobre direitos culturais. A Rede Mineira de Pontos de Cultura foi representada por Mariana Botelho, da Associação Mucury Cultural, no Vale do Mucuri. Ela relembrou a resiliência da rede durante a pandemia e a importância da comunicação colaborativa.
Já a coordenadora do Escritório Estadual do MinC em Minas Gerais, Ana Tereza Brandão, reforçou o significado da presença territorial do Ministério. “É muito bom conversar e dialogar olho no olho para fortalecer os espaços de debate”, avaliou.
PNCC
Agentes territoriais e representantes do Comitê de Cultura em Minas Gerais, que compõem o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), participaram da atividade e demonstraram a nacionalização dos acessos e a territorialização das políticas culturais na prática.
Vidha Cigarra, agente territorial que atua na cidade de Ribeirão das Neves, contou sobre o mapeamento de terreiros e a construção de um mapa cultural que está sendo construído no município. Joi Gonçalves, coordenadora de Parcerias do Comitê de Cultura em Minas, falou sobre o trabalho das quatro Organizações da Sociedade Civil que atuam em rede e alcançam 28 cidades do estado.
Territórios da Cultura
A conversa também abordou o programa Territórios da Cultura, que busca o desenvolvimento territorial por meio de equipamentos culturais, físicos e itinerantes, como elementos articuladores e qualificadores do ambiente urbano em áreas de vulnerabilidade social.
A coordenadora de Formalização e Monitoramento de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Flávia Cavalcanti, apresentou experiências dos CEUs e dos MovCEUs, ressaltando que a participação social é a base do programa. “Os moradores participam não apenas como consumidores, mas também como fazedores, ajudando a construir esses espaços”.
A vice-presidente da Rede de Gestores de Cultura de Minas Gerais, Nadja Lírio, destacou a importância da troca de boas práticas entre os municípios. Aryanne Ribeiro, do Conselho Estadual de Política Cultural completou: “estamos no caminho para poder fortalecer esses espaços”.
Confira a programação das atividades do Ministério da Cultura em Minas Gerais.
Quinta-feira, 11 de dezembro
Caravana Federativa
08h às 12h – Balcão de atendimentos - MinC e IPHAN
10h às 12h - Oficina: “Cultura, Territórios, Pactos Federativos e Nacionalização dos Recursos”
14h às 17h – Abertura Oficial “Caravana Federativa MG: O Governo do Brasil ainda mais perto de você”
Local: Expominas BH - Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG
Circula MinC
19h às 22h - Encontro com MinC
“Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura de Minas Gerais e SECULT-MG”
Local: Auditório Camilo Lara. CEFET/MG - Campus Nova Suíça
Sexta-Feira, 12 de dezembro
Caravana Federativa
08h às 17h – Balcão de atendimentos - MinC e IPHAN
08h às 17h – Encontros e Oficinas; Governo Federal
Local: Expominas BH - Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG
Sábado, 13 de dezembro
Política Nacional de Cultura Viva
08h30 às 19h - Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura de MG
Local: Biblioteca Pública Estadual - Praça da Liberdade, 21 – Savassi, Belo Horizonte/MG
Domingo, 14 de dezembro
Política Nacional de Cultura Viva
08h30 às 19h - Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura de MG
Local: Biblioteca Pública Estadual - Praça da Liberdade, 21 – Savassi, Belo Horizonte/MG