Notícias
PELO BRASIL
Centro-Oeste se destaca no MICBR+Iberoamérica 2025 como território de conexões culturais
Regiao Centro-Oeste
Com 60 representantes entre compradores e vendedores, o Centro-Oeste marca presença no MICBR+Iberoamérica 2025. A região apresenta sua vocação para o encontro entre culturas e a força de sua economia criativa, que historicamente nasceu do encontro entre povos e da migração de diferentes partes do Brasil.
Participam do evento 8 compradores, 12 vendedores novatos e 40 vendedores sêniores da região, representando a pluralidade de expressões culturais e empreendimentos criativos que caracterizam o Centro-Oeste brasileiro. De iniciativas de música e audiovisual às produções artesanais e festivais culturais, os participantes revelam um ecossistema criativo em expansão, conectado com o Brasil e com outros países da Ibero-América.
“No MICBR+Ibero-América 2025, os participantes do Centro-Oeste vão reafirmar sua capacidade de inovar sem perder de vista suas tradições, mostrando que a criação brasileira é plural e profundamente conectada às suas raízes”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Em Goiás, a produção de eventos tem se destacado, impulsionada pela criatividade de jovens empreendedores. Já em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o artesanato, o design e as expressões culturais ligadas às tradições indígenas e pantaneiras traduzem a identidade regional e ganham novos mercados com o apoio de iniciativas de economia criativa.
A capital federal, Brasília, consolidou-se como um dos principais polos criativos do país, abrigando uma intensa cena musical, espaços culturais independentes e festivais que movimentam a economia local. É de lá que vem a produtora e artista multidisciplinar Mônica Nassar. “O MICBR funciona como um grande laboratório de futuro. É onde discutimos inovação, tendências e caminhos possíveis para produzir e circular. Ninguém constrói nada sozinho — e o evento é esse espaço de fusão de ideias”, avalia a produtora e artista multidisciplinar Mônica Nassar, de Brasília, Centro-Oeste.
Representante do setor audiovisual, ela avalia que a área vive um momento de reorganização global — uma combinação de migração para o streaming, mudanças no financiamento e uma aceleração tecnológica que exige novos modelos de negócio, “momento ideal de unir pessoas de todos os cantos do país para discutir, trocar e fazer negócios”.
“A reunião de diversas influências mostra o quanto os representantes da região estão preparados para ampliar mercados e cooperar internacionalmente”, ressalta a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios

- .