Notícias
AUDIOVISUAL
Ceará ganha empresa pública de audiovisual e Film Commission
Foto: Filipe Araújo/ MinC
O Ceará deu um passo decisivo para ampliar sua capacidade de produção e atrair novos investimentos no audiovisual. Nesta quarta-feira (4), em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas entregou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que cria a Empresa Cearense de Audiovisual, enquanto o prefeito da capital cearense, Evandro Leitão, assinou o decreto que institui a Fortaleza Film Commission. Ambos os atos foram realizados com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcando uma agenda integrada entre União, Estado e Município para fortalecer o setor.
“O Ceará mostra mais uma vez que está na vanguarda da cultura brasileira. A criação da empresa pública de audiovisual e da Film Commission fortalece um ecossistema que já nasce potente, conectado e preparado para receber produções do Brasil e do mundo. É uma conquista que dialoga diretamente com a política nacional de reconstrução do setor conduzida pelo Ministério da Cultura’, celebra a ministra Margareth Menezes.
As duas iniciativas, articuladas com o Ministério da Cultura (MinC), integram um esforço nacional de retomada, organização e profissionalização do audiovisual brasileiro. Elas resultam de um alinhamento estratégico para estruturar políticas públicas duradouras, ampliar a formação de profissionais, estimular o turismo cinematográfico e fortalecer as economias locais ligadas à cultura e à criatividade.
A Fortaleza Film Commission passa a oferecer um ambiente mais ágil e integrado para receber produções nacionais e internacionais, articulando gestores públicos, serviços e profissionais do audiovisual. Já a Empresa Cearense de Audiovisual será responsável por organizar investimentos, fomentar novas obras e ampliar a circulação das produções feitas no estado — um setor que já se destaca por inovação, diversidade e potência criativa.