Notícias
TEIA
Ceará conclui 2ª Teia Estadual Cultura Viva e preparação para a etapa nacional de 2026
Foto: Secult Ceará
O Cariri cearense sediou, entre os dias 20 e 23 de novembro, a programação de atividades culturais e debates da 2ª Teia Estadual Cultura Viva, que reuniu pontos de cultura de todas as regiões do estado na construção coletiva de propostas para aprimorar a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). As contribuições serão levadas à 6ª Teia Nacional, em março de 2026, no município de Aracruz (ES).
Com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e recursos da Política Nacional Aldir Blanc, o evento foi realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e pela Comissão Cearense Cultura Viva. Abordou o tema Justiça Climática em Territórios Ancestrais, convidando a rede a refletir sobre seu papel na construção de uma sociedade justa e sustentável, além de reafirmar a potência das tradições populares e da diversidade cultural.
Na cerimônia de abertura, o diretor da PNCV, João Pontes, ressaltou o momento estratégico vivido pelas políticas culturais no país. “De fato, neste terceiro governo do presidente Lula, temos visto uma importância fundamental nas políticas culturais como um todo e a Política Nacional Cultura Viva está inserida nesse processo e na agenda estratégica da gestão do Ministério da Cultura, com o melhor investimento da história. A política de base comunitária é fundamental para a garantia da democracia e da soberania”, afirmou. O MinC também foi representado pelo secretário de Formação Artística, Livro e Leitura, Fabiano Piúba.
Já a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, agradeceu ao trabalho realizado pela rede de pontos de cultura. “Todos os dias os pontos de cultura estão nos seus lugares, nos seus territórios, garantindo direito à cultura e o acesso à arte. Sem esses coletivos, seria muito mais difícil assegurar a capilaridade necessária para que todas as pessoas possam ter direito de acessar a produção cultural, o conhecimento, seja como público, seja como protagonista ao fazerem a arte e a cultura do estado do Ceará”, explicou.
A programação da Teia Estadual contemplou rodas de memória, apresentações artísticas, feiras solidárias, rituais, cortejos, mesas temáticas e atividades formativas. As atividades aconteceram no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e em sete pontos de cultura da região.
Fórum
A 2ª Teia Estadual foi palco também do 7º Fórum Cultura Viva, um espaço de diálogo entre gestão pública e os pontos de cultura certificados pela Secult Ceará e pelo MinC. Os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho (GTs) por macrorregiões para elencar propostas sobre os seguintes eixos: Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos, Governança da Política Nacional de Cultura Viva e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística.
O Fórum terminou com a eleição de representantes da Rede Cearense de Pontos de Cultura para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPDC 2026), que será realizado durante a 6ª Teia Nacional.
Rede de Pontos de Cultura do Ceará
O estado conta com 461 pontos de cultura certificados no Cadastro Nacional gerenciado pelo MinC. Para fortalecer essa rede, o Ceará conta ainda com a Lei N.º 16.602, de 5 de julho de 2018, que institui a Política Estadual Cultura Viva.