Notícias
TERRITÓRIO
Caravana Federativa e Circula MinC ampliam acesso às políticas culturais no Paraná
Foto: SRI-Presidência
O Ministério da Cultura (MinC) esteve em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 29 e 31 de outubro para participar da Caravana Federativa do Governo Federal e promover uma nova edição do Circula MinC - ação itinerante que percorre o país levando formação, escuta ativa e apoio técnico a gestores públicos de cultura, agentes culturais e representantes da sociedade civil.
Durante três dias de atividades, o MinC promoveu palestras, oficinas, rodas de conversa e atendimentos sobre a execução da Política Nacional Aldir Blanc, ações afirmativas e acessibilidade, Marco Regulatório de Fomento à Cultura, políticas para comunidades tradicionais e populares, e políticas territoriais com equipamentos culturais - MovCEUs, CEUs das Artes e CEUs da Cultura. As ações visam fortalecer o pacto federativo e consolidar o Sistema Nacional de Cultura (SNC) com participação social.
“Essa agenda contribuiu muito para as articulações serem ainda mais potentes com a cidade de Foz do Iguaçu e todo o estado do Paraná”, avaliou Fábio Perinotto, coordenador-geral no gabinete da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura.
Ao todo, mais de 280 pessoas participaram das atividades. Na Caravana Federativa, 133 pessoas passaram pelo estande do MinC e do Iphan ao longo dos dois dias de evento. A oficina “Cultura, Territórios, Pactos Federativos e Nacionalização dos Recursos”, promovida no âmbito da Caravana, reuniu mais de 50 participantes.
Uma unidade do MovCEU também integrou a Caravana Federativa. “MovCEU já é xodó nas Caravanas em todos os estados. Nessa edição, foi possível expor o equipamento graças à parceria com a prefeitura de Paranavaí, que fez aquisição de uma unidade com recursos próprios”, explicou a coordenadora de Formalização e Monitoramento do MinC, Flávia Cavalcanti.
Já na programação do Circula MinC, que teve apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e foi realizada em parceria com Comitê de Cultura no Paraná e Agentes Territoriais de Cultura, 74 pessoas participaram das atividades formativas. Além disso, cerca de 30 representantes da sociedade civil estiveram presentes no encontro de diálogo sobre participação social e políticas públicas para a cultura.
A coordenadora do Escritório Estadual do MinC no Paraná, Loa Campos, destacou que a agenda em Foz de Iguaçu permitiu um processo de formação sobre as políticas públicas federais para a cultura.
“Realizamos um encontro para dialogar sobre participação social e uma oficina compartilhando alguns dos programas do Ministério da Cultura. Foram vários momentos, várias oportunidades de estar junto com gestoras e gestores públicos e sociedade civil, aprofundando o debate e também compartilhando o que o MinC tem feito aqui no Paraná”, afirmou.
A Caravana Federativa é organizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a edição do Paraná teve apoio da Itaipu.
Memória, patrimônio e território
Além das atividades oficiais da Caravana Federativa e do Circula MinC, a equipe do MinC realizou ações complementares de articulação cultural e social em Foz do Iguaçu.
Na sexta (31), a equipe participou de uma visita ao Quilombo Horta do seu Zé e dona Laide, uma articulação do MinC com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), superintendência do Iphan no Paraná, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal do Paraná (UFPR), UNILA e Defensoria Pública Estadual do Paraná.
A atividade buscou dar visibilidade à luta da comunidade quilombola e fortalecer o território, que enfrenta um pedido de reintegração de posse por parte da prefeitura. Já certificado pela Fundação Palmares, o espaço produz alimentos, desenvolve ações de sustentabilidade, manejo de resíduos sólidos, educação ambiental e preservação da memória ancestral.
“Viva a nossa força somando no território cultural! Viva a cultura tradicional e popular”, celebrou Pedro Neto, coordenador-geral de Articulação para as Culturas Tradicionais e Populares do MinC.
Na terça (28), representantes do MinC participaram de um encontro com artistas locais, juventudes, comunicadores locais e integrantes dos conselhos de cultura para discutir desafios e potencialidades da cena cultural na cidade e região - incluindo relações fronteiriças e periferias.

