Notícias
SETORES
Artes visuais ganham destaque no MICBR+Ibero-América 2025; representantes celebram intercâmbio de ideias e oportunidades
O segmento de Artes Visuais marca presença no MICBR+Ibero-América 2025, reunindo empreendedores e profissionais que atuam na criação, produção, difusão e comercialização de expressões artísticas visuais. Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica 2025 conta com 31 compradores do segmento e cinco vendedores.
As Artes Visuais abrangem desde artistas, curadores, consultores, críticos e galeristas até produtores, representantes de feiras, espaços autônomos e prestadores de serviços relacionados. Pintura, escultura, gravura, fotografia, videoarte, instalação, performance e novas mídias compõem a diversidade do setor, que busca valorizar a identidade cultural por meio de projetos para exposições, feiras, residências artísticas e outros espaços culturais.
Para Victor Gama, artista da Companhia de Jorge Galeria e Ateliêr, participar do MICBR+Ibero-América 2025 representa a oportunidade única de inserir a produção artística da Amazônia em um mercado tradicionalmente centrado no eixo Rio-São Paulo. “Eu me sinto muito honrado por ter sido selecionado para o MICBR 2025. É a primeira vez que participo de um evento como esse e sei que vou estar em um lugar onde muitas coisas importantes estão acontecendo ao mesmo tempo. Minha expectativa é conhecer as pessoas que movem as engrenagens do mercado e apresentar a produção artística da Amazônia, que é de uma qualidade absurda, para circular tanto nacional quanto internacionalmente”, afirma.
O vendedor aponta ainda o papel central do MICBR na nacionalização do fomento, acesso e divulgação da produção cultural brasileira. “Para nós, do Norte, o sistema de artes visuais é centralizado, e quem está distante desse eixo [Rio-São Paulo] enfrenta barreiras logísticas e geográficas. Desde acessar editais até garantir a circulação da produção. O MIC vem justamente para superar essas barreiras e permitir que possamos apresentar nossos artistas, discutir projetos e construir caminhos concretos de circulação”.
Com a presença de representantes de diferentes regiões do Brasil e da Ibero-América, o segmento de Artes Visuais do MICBR+Ibero-América 2025 reforça seu papel na promoção da diversidade cultural, no fortalecimento do mercado e na valorização da produção artística nacional e internacional.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios

- .