Notícias
SETORES
Áreas Técnicas no MICBR+Ibero-América impulsionam inovação e circulação de projetos culturais pelo país
O setor de Áreas Técnicas é um dos pilares estruturantes da economia criativa e marca presença estratégica no MICBR+Ibero-América 2025. Englobando empreendedores responsáveis por instalação e manutenção de recursos técnicos essenciais à produção cultural, o segmento reúne profissionais que viabilizam desde a preservação audiovisual e fonográfica até a realização de festivais, exposições, espetáculos e a manutenção de equipamentos e acervos culturais. Trata-se de um campo que dá sustentação às atividades-meio da cultura, garantindo qualidade, acessibilidade, circulação e profissionalização em todas as etapas da cadeia produtiva.
No MICBR+Iber-América 2025, o setor é representado por cinco compradores e 31 vendedores e cinco vendedores. Empreendedores como Karla Alessandra Suarez, do ColetivA DELAS, ilustra a importância do segmento na articulação e expansão de projetos culturais no Brasil. “Estou indo bastante focada em apresentar produtos que possam circular pelo território nacional com facilidade. Estamos levando espetáculos teatrais, nosso festival de cinema com mais de quatro mil filmes, parte do nosso festival de música e artes, e uma exposição de montagem simples”, explica.
Para Karla, o Mercado das Indústrias Criativas transcende a lógica de negócios imediatos. O evento cria um ambiente fértil para conexões de longo prazo, colaboração entre territórios e formação de redes que fortalecem pequenos empreendimentos. “Esses ambientes abrem portas para parcerias e para o desenvolvimento de novos projetos. Quanto mais participamos, mais vamos nos aperfeiçoando, seja nas técnicas de conexão, vendas, performance ou manutenção das redes”, avalia.
A inteligência coletiva gerada nesses encontros, destaca Karla, é o que impulsiona transformações reais. “Eventos como o MICBR reúnem mentes diversas, de territórios e trajetórias diferentes, para pensar juntas soluções e alternativas. É assim que conseguimos enfrentar desafios históricos e mobilizar mudanças dentro da economia criativa”, afirma. Para ela, a maior força do evento está justamente na capacidade de colocar pessoas diversas no mesmo espaço para imaginar, cocriar e projetar o futuro do setor.
Com perfis como o de Karla Suarez e iniciativas que ampliam o alcance dos projetos culturais, o setor de Áreas Técnicas reafirma sua relevância dentro da economia criativa e demonstra, mais uma vez, que inovação, circulação e colaboração são caminhos decisivos para fortalecer o ecossistema cultural brasileiro e ibero-americano.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios

- .