A Lei Rouanet segue como um dos principais instrumentos de fomento à cultura no Brasil, sendo o mecanismo que concentra o maior volume de recursos entre aqueles operados diretamente pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura. Essencial para o fortalecimento do setor, a Lei tem viabilizado uma ampla gama de iniciativas voltadas à produção, formação e difusão audiovisual.
Entre 2023 e 2024, mais de 2.000 projetos culturais da área foram autorizados a captar recursos via Lei Rouanet, resultando em mais de R$ 300 milhões efetivamente mobilizados. Em 2023, a SAv realizou a admissibilidade de 645 propostas. Já em 2024, o número saltou para 1.419 projetos submetidos ao mecanismo, representando um crescimento de 482% em relação a 2022.
Os dados refletem o crescente interesse e a confiança do setor audiovisual na Lei Rouanet como ferramenta de financiamento, além da ampliação do acesso ao mecanismo. A medida tem sido determinante para impulsionar a realização de filmes, séries, mostras, festivais, oficinas, laboratórios e outras ações que movimentam a cadeia produtiva do audiovisual em todo o país.