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      • 1. Desfazimento de Bens de Informática
      • 2. Orientação sobre a desoneração de folha de pagamento - Acórdão nº 2.859/2013 - TCU
      • 3. Orientação aos gestores sobre contratação de serviços de vigilância noturna
      • 4. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade SISG e não SISG com Adesão
      • 5. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade não SISG e sem Adesão
      • 6. Agricultura Familiar
      • 7. Orientação aos gestores para aplicação do Decreto nº 8.538/2015
      • 8. Impactos da reforma trabalhista nos contratos da Administração
      • 9. Orientação sobre a Portaria nº 6/2018 - Transporte de Servidores
      • 10. Orientação para Contratação de Soluções de TIC
      • 11. Orientações gerais para planilha de custos e formação de preços
      • 12. Fluxos dos processos de planejamento da contratação e fiscalização aos moldes da Instrução Normativa de Serviços
      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
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      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
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PORTARIA NORMATIVA Nº 04, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002

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Publicado em 03/01/2010 00h00 Atualizado em 11/08/2020 10h35
A SECRETÁRIA-ADJUNTA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto s/no, de 3 de novembro de 1999 e pelo Decreto no 3858, de 5 de junho de 2001, e tendo em vista o disposto no Decreto no 1.094, de 23 de março de 1994;
 

Considerando que a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP, por meio do Departamento de Logística e Serviços Gerais - DLSG, é a responsável pelo desenvolvimento e operação do SIASG;

Considerando a necessidade de garantir o registro consistente e a efetiva segurança no uso do Sistema;

Considerando a necessidade de interligação com outros sistemas da União; e

Considerando a necessidade de descentralizar e modernizar o processo de credenciamento de cadastradores e de operadores do SIASG, 

resolve:

Art. 1o Aprovar as instruções gerais para a utilização do SIASG, com vistas a consolidar as informações existentes e unificar os procedimentos de controle necessários ao uso do Sistema, nos termos dos Anexos I e II desta Portaria Normativa.

Art. 2o Revoga-se a Portaria Normativa nº 2, de 27 de outubro de 2000.

Art. 3º Esta Portaria Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

RENATA VILHENA



ANEXO l

SIASG - INSTRUÇÕES GERAIS E PROCEDIMENTOS

1.Definições e Conceitos

1.1.SIASG - Sistema auxiliar do SISG, destinado à sua informatização e operacionalização, com a finalidade de integrar e dotar os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional de instrumento de modernização; o SIASG registra, controla e compatibiliza as atividades e procedimentos relativos ao SISG, em tempo real. Conectados ao SIASG, por meio de redes de comunicação de dados, os usuários das diversas Unidades Administrativas de Serviços Gerais - UASG, integrantes do Sistema, registram seus documentos e efetuam consultas on-line;

1.1.1.São integrantes do Sistema os órgãos da Administração Pública Federal direta e indireta, a Presidência da República, os Ministérios, as Autarquias e Fundações vinculadas, conforme previsto no Decreto n° 1.094/94, bem como os demais órgãos e entidades que tenham optado pela utilização do SIASG;

1.1.2.São objetivos do SIASG gerenciar e operacionalizar o funcionamento sistemático das atividades do SISG, com a utilização dos subsistemas Catálogo de Materiais - CATMAT, Catálogo de Serviços - CATSER, Sistema de Divulgação Eletrônica de Compras - SIDEC, Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF, Sistema de Preços Praticados - SISPP, Sistema de Minuta de Empenho - SISME, Sistema de Gestão de Contratos - SICON, visando modernizar as atividades do Estado e dotar a gestão de compras do Governo Federal de melhor qualidade e de absoluta transparência em seus procedimentos, bem como garantir a segurança dos registros efetuados em outros sistemas, para os casos de integração sistêmica.

1.2.CADASTRAMENTO - Procedimento que permite a inclusão de servidores no Sistema SENHA REDE, para obtenção de senha com o objetivo de acessar o Sistema;

1.3.HABILITAÇÃO - Procedimento que define os perfis e nível de acesso dos usuários;

1.4.SENHA REDE - Sistema da rede SERPRO - Serviço de Processamento de Dados, vinculado ao Ministério da Fazenda, que viabiliza a habilitação do usuário, por meio da geração de sua senha particular; o Sistema SENHA REDE cadastra o usuário por meio de seu nome e CPF e, a partir dessas informações, é fornecida a senha;

1.5.SENHA - Código fornecido ao usuário, no ato do cadastramento, para acesso ao Sistema;

1.6.CADASTRADOR GERAL - Servidor do DLSG/SLTI/MP responsável por criar e manter os perfis de uso, cadastrar e habilitar os servidores nos perfis e níveis de acesso solicitados, e cadastrar, no Sistema SENHA REDE, os Cadastradores Parciais dos Órgãos;

1.7.CADASTRADOR PARCIAL - Servidor do órgão ou entidade responsável pelo cadastramento e habilitação dos usuários das respectivas unidades.

1.8.NÍVEL DE ACESSO - Define a abrangência de consultas do usuário às bases de dados do Sistema; Nº 247, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002 1 273 ISSN 1677-7042

1.9.CONFORMIDADE - Ato, da autoridade responsável pela UASG, de confirmar o direito de acesso do usuário da unidade, para que o mesmo possa continuar a acessar o Sistema.

2.Requisitos para Utilização do Sistema

2.1.O acesso para registro de documentos ou para consultas no SIASG somente será autorizado após o prévio cadastramento e habilitação dos usuários. Para viabilizar este cadastramento, cada órgão da Administração Pública Federal, direta e indireta, deve indicar, formalmente, ao DLSG/SLTI/MP, o(s) servidor(s), e respectivo(s) substituto(s), para serem os responsáveis pelo processo de cadastramento dos usuários do Sistema, no âmbito do respectivo órgão, denominados Cadastradores Parciais;

2.2.Os servidores indicados para serem os Cadastradores Parciais, bem como os usuários, devem estar lotados nas unidades responsáveis pelas atividades de logística e serviços gerais do respectivo órgão ou entidade;

2.3.A autorização para o cadastramento e habilitação, de que trata o item 2.1., deve ser feita mediante utilização do formulário contido no ANEXO II, encaminhado mediante ofício ao Cadastrador Geral ou Cadastrador Parcial.

3.Forma de Acesso

3.1.O SIASG permite que as UASG, na efetivação dos registros da execução das atividades de logística e serviços gerais, obtenham acesso de forma on-line, por meio da Rede SERPRO ou pelo Portal de Compras do Governo Federal, no site www.comprasnet.gov.br.

4.Modalidade de Uso

4.1.O SIASG permite aos órgãos ou entidades, a sua utilização, de acordo com as respectivas necessidades de acesso ao Sistema, podendo ser modalidade de uso parcial, até geral;

4.2.As principais características da utilização do Sistema, na modalidade de uso geral, são as de processamento dos atos e fatos administrativos de logística e serviços gerais de determinada UASG;

4.3.A modalidade parcial permite que o órgão ou entidade tenham acesso apenas a algumas funções do sistema ou façam somente consultas.

5.Segurança
O SIASG tem sua segurança baseada nos seguintes princípios e instrumentos:

5.1.Mecanismos de segurança, sob a responsabilidade do SERPRO, destinados a manter a integridade dos dados do Sistema e impedir o acesso não autorizado às informações do SIASG;

5.1.1.Sistema de Segurança, SENHA REDE, que permite a autorização de acesso aos dados do SIASG, estabelecendo os níveis de acesso às suas informações;

5.2.Inalterabilidade das informações dos documentos incluídos no SIASG.

5.3.Conformidade de usuários, a ser realizada pelos titulares das UASG, ou por servidores por eles indicados;

5.4Procedimentos automatizados/eletrônicos, que permitem ao DLSG/SLTI/MP, identificar os usuários que efetuaram qualquer acesso à sua base de dados, mantendo registrados o número do CPF do operador, a hora e a data de acesso, a UASG à qual pertence, o número do terminal utilizado e as informações acessadas;

5.5.Fidedignidade dos dados inseridos no Sistema, por parte de seus usuários;

6.Senha Rede

6.1.O acesso às informações do SIASG será feito por usuários devidamente cadastrados e habilitados, por intermédio do Sistema SENHA REDE, podendo sua base de dados ser acessada por meio de consultas, via terminal conectado ao SIASG;

6.2.O Sistema SENHA REDE de Habilitação e Navegação é o sistema de segurança, responsável pelo acesso e navegação dos diversos sistemas do Governo Federal; objetiva o uso autorizado do conjunto de recursos e procedimentos do SIASG, assegurando o acesso, de cada usuário cadastrado, às transações, de acordo com o nível de acesso que lhe for atribuído;

6.3.Para cadastramento no Sistema SENHA REDE, devem ser informados os dados pessoais do usuário, a UASG na qual está lotado, o nível de acesso e o perfil correspondente à sua área de atuação, compatível com a função que exerce;

6.4. Os perfis a serem solicitados são:

PERFIL DESCRIÇÃO
Cadastramento de fornecedor Para servidor que atua na área de cadastramento de fornecedor pessoa física e jurídica
Compras Para servidor que atua na área de compras
Contratos Para servidor que atua na área de contratos
Fiscal de contrato Para servidor que atua na como responsável pelo acompanhamento da execução de contrato
Financeiro Para servidor que atua na área financeira para geração de empenho, apropriação de contrato e de nota fiscal
Homologador de Pregão Para uso exclusivo do Ordenador de Despesas da unidade
Pregoeiro Para servidor que atua na execução e adjudicação de Pregão
Equipe de Apoio Para servidores que atuam no apoio à execução do Pregão
Auditoria Para servidores de Órgãos responsáveis pelas atividades de auditoria e controle
Atualização de dados da UASG Para servidores responsáveis pela atualização de dados cadastrais da UASG tais como Endereço, conformidade de usuários e rol de responsáveis

Juntamente com a solicitação do perfil, deverá haver a indicação se a habilitação será para consulta ou execução.

6.5.Os níveis de acesso serão atribuídos a cada usuário do SIASG, permitindo as consultas ao Sistema, pelo usuário credenciado, conforme a tabela a seguir:

NÍVEL USUÁRIO DO SIASG NÍVEIS DE ACESSO
1 UASG Acessa dados da unidade na qual está cadastrado
2 Órgão Acessa dados próprios e das UASG vinculadas ao Órgão
3 Órgão Superior (Ministério) Acessa dados próprios e de todas as UASG vinculadas diretamente ao Órgão ou, daquelas vinculadas aos Órgãos subordinados a este.
4 Órgãos Fiscalizadores do Poder Legislativo Acessa dados próprios e os dados de todos os Órgãos e UASG do Poder Legislativo, subordinados à sua área de atuação.
5 Órgãos Fiscalizadores do Poder Judiciário Acessa dados próprios e os dados de todos os Órgãos e UASG do Poder Judiciário, subordinados à sua área de atuação
6 Órgão Fiscalizador do Poder Executivo (Secretaria Federal de Controle) Acessa dados próprios e os dados de todos os Órgãos e UASG do Poder Executivo
7 Auditoria (Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União e Ministério (Público da União) Acesso geral a todos os dados da base

6.6.O credenciamento no Sistema SENHA REDE será efetuado pelo Cadastrador Geral ou pelo Cadastrador Parcial nos termos do item 2.

6.7.A solicitação de acesso ao SIASG deverá ser feita pelo titular da UASG, que a encaminhará, por ofício, ao Cadastrador Parcial do Órgão, ou ao Cadastrador Geral no DLSG/SLTI/MP, se o órgão não possuir o Cadastrador Parcial;

6.8.Todo Cadastrador Geral, Cadastrador Parcial e usuário do SIASG ou do Sistema SENHA REDE, será identificado pelo número do seu CPF, ao qual será associado um código pessoal, de conhecimento exclusivo do servidor;

6.9.Os usuários serão habilitados para transações nos níveis de acesso que lhes permitam cumprir suas atribuições funcionais perante o Sistema;

6.10.A escolha dos Cadastradores Gerais, Cadastradores Parciais e usuários deverá recair sobre servidores da estrita confiança do titular da UASG, de ilibada reputação e idoneidade, de forma cuidadosa, guardando-se estreita correlação entre o nível funcional do usuário e as transações às quais lhes será dado acesso;

6.11.Os Cadastradores Gerais ou Cadastradores Parciais deverão observar o disposto nos itens anteriores, bem como utilizar, adequadamente, o Sistema SENHA REDE, somente cadastrando usuários mediante a autorização competente.

7.Responsabilidades

7.1.A infringência às regras estabelecidas para o uso do SIASG serão informadas ao DLSG/SLTI/ MP, pela chefia imediata do Cadastrador Parcial e/ou usuário, bem como adotadas as providências necessárias à apuração de responsabilidades e aplicação de procedimentos legais;

7.2.Constatado o uso indevido do Sistema, e o não atendimento ao disposto nesta Instrução Normativa, o DLSG/SLTI/MP tomará as providências cabíveis, procedendo, se necessário, ao descredenciamento dos Cadastradores e/ou usuários envolvidos, nos respectivos âmbitos de atuação;

7.3.O Cadastrador Geral, Cadastrador Parcial e usuário responderão integralmente pelo uso do Sistema sob a sua senha e obrigar-se-ão a cumprir os requisitos de segurança instituídos pelo DLSG/SLTI/ MP, sujeitando-se, pelo uso indevido, às conseqüências impostas pelas sanções administrativas ou penais cabíveis;

8.Disposições Gerais

8.1.Os assuntos técnicos e operacionais constarão de manuais e normas complementares a serem elaboradas pelo DLSG/SLTI/MP e serão disponibilizados pelo Portal de Compras do Governo Federal, no site www.comprasnet.gov.br.

8.2.A Conformidade Mensal, por razões de segurança, não poderá ser realizada por usuário que registre documentos no Sistema, salvo se autorizado pelo titular da respectiva UASG; o DLSG/SLTI/MP acompanhará as conformidades mensais das UASG, e quando do descumprimento destas normas, adotará as medidas legais pertinentes;

8.3.Tanto o Cadastrador Geral quanto os Cadastradores Parciais terão que manter arquivados, na própria unidade, todos os documentos de credenciamento para acesso ao SIASG por ele emitidos, de forma a assegurar sua integridade e fácil recuperação, sempre que necessário;

8.4.As dúvidas e casos omissos serão dirimidos pelo DLSG/SLTI/MP, por intermédio do Portal de Compras do Governo Federal, no site www.comprasnet.gov.br.



ANEXO II


FORMULÁRIO “CADASTRO PARA ACESSO AO SIASG”

Serviço Público Federal

Ministério do Planejamento orçamento e Gestão
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Departamento de Logística e Serviços Gerais

CADASTRO PARA ACESSO AO SIASG

1.INCLUSÃO NO SISTEMA
2.ALTERAÇÃO
3.REATIVAÇÃO DE SENHA
4.DESBLOQUEIO DE SENHA
5.TROCA DE SENHA
6.ATIVAR SENHA (REVOGADA)
7.USUÁRIO PRESO NO CONTEXTO
8. PERDA DO CÓDIGO PESSOAL
9. EXCLUSÃO DO SISTEMA
10.TRANSFERÊNCIA DA UASG
11. ALTERAÇÃO DO PERFIL
12.ALTERAÇÃO DO NÍVEL DE ACESSO

1.SIASG
2.TREINAMENTO SIASG
3.SIASG / TREINAMENTO

I. IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO

1.NOME COMPLETO                                                                                 

2.CPF                                                                                                          

3.NOME REFERENCIAL

4.CARGO/FUNÇÃO

5.UNIDADE GESTORA

6. CÓDIGO/UASG

7.ENDEREÇO

8.TELEFONES
(   )
9.FAX
(   )

10.ASSINATURA DO USUÁRIO

11. E-MAIL

2. ATRIBUTOS DE CREDENCIAMENTO

12. PERFIS SOLICITADOS                                                                                                                                                                                                              

13.NÍVEIS DE ACESSO

UASG ÓRGÃO SUPERVISOR ÓRGÃO FISCALIZADOR AUDITORIA

14. NOME DO RESPONSÁVEL PELA UNIDADE          

15. CARGO/FUNÇÃO

16. ASSINATURA/MATRICULA

3. AUTORIZAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO

17. NOME DO TITULAR                                                                                                                                                                                                                   

18. CARGO/FUNÇÃO

19. DATA DA SOLICITAÇÃO
   /   /

4. CREDENCIAMENTO (USO EXCLUSIVO DO CADASTRADOR)

20. NOME DO CADASTRADOR                                                               

21. DATA DO CREDENCIAMENTO                                                       

22. UASG

23. PERFIS CONCEDIDOS

5. OBSERVAÇÕES GERAIS


 

Publicada no D.O de 23/12/2002

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  • Acesso à informação
    • Comunicados
    • Consulta Detalhada
    • Capacite-se
    • Institucional
      • Planejamento das Entregas
      • Sobre a DELOG
      • Quem é quem
      • SISG
      • SIASG
    • Eventos
    • Legislação
      • Tudo sobre a Lei nº 14.133/21
      • Legislação por Tema
      • Leis
      • Decretos
      • Portarias
      • Portarias revogadas
      • Instruções Normativas
      • Instruções Normativas revogadas
      • Orientações Normativas
      • Orientações Normativas revogadas
      • Resoluções
      • Resoluções Revogadas
      • Pregão Eletrônico
    • Manuais
    • Notícias
    • Novidades
    • Perguntas Frequentes
      • Agricultura Familiar e Compra Institucional
      • App Compras.gov.br
      • Centralização de UASG
      • Compras
      • Contratos
      • Cotação Eletrônica
      • Decreto de veículos (9.287/2018)
      • ETP Digital
      • Garantias Trabalhistas para Terceirizados
      • Instrução Normativa de Serviços - IN nº 5, de 2017
      • Margem de Preferência
      • Novo Decreto do Pregão Eletrônico
      • Ordem Cronológica de Pagamentos
      • PGC - Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações
      • Plano Diretor de Logística Sustentável
      • Pregão Eletrônico - Pregoeiro
      • SCDP - Fluxo Rápido
      • SCDP - Gestão Orçamentária
      • SIASG
      • SIASGnet
      • SICAF - Normativo
      • SICAF - Sistema
      • Sorteio para desempate em licitações
  • Fornecedor
    • Micro e Pequenas Empresas
    • Agricultura Familiar
    • Consulta Detalhada
    • Guia do Fornecedor
  • Agente Público
    • Cadernos de Logística
      • Pesquisa de Preços
      • Plano Diretor de Logística Sustentável
      • Fato Gerador
      • Conta Vinculada
      • RDC
      • Sanções Administrativas em Licitações e Contratos 2
      • Sanções Administrativas em Licitações e Contratos 1
      • Transporte
      • Vigilância
      • Limpeza e Conservação
      • Empresas estrangeiras em licitações públicas
      • Implementação do Decreto 11.430/23
    • Cadernos Técnicos e Valores Limites
      • Cadernos Técnicos e Valores Limites - 2019
      • Cadernos Técnicos e Valores Limites - 2018
      • Cadernos Técnicos e Valores Limites - 2017
      • Cadernos Técnicos e Valores Limites - 2016
    • Central de Compras
    • Consulta Detalhada
    • Diálogos em Logística Pública
    • Guia para adesão ao Compras.gov.br
    • Logística Pública Sustentável
      • Plano Diretor de Logística Sustentável
    • Orientações e Procedimentos
      • 1. Desfazimento de Bens de Informática
      • 2. Orientação sobre a desoneração de folha de pagamento - Acórdão nº 2.859/2013 - TCU
      • 3. Orientação aos gestores sobre contratação de serviços de vigilância noturna
      • 4. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade SISG e não SISG com Adesão
      • 5. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade não SISG e sem Adesão
      • 6. Agricultura Familiar
      • 7. Orientação aos gestores para aplicação do Decreto nº 8.538/2015
      • 8. Impactos da reforma trabalhista nos contratos da Administração
      • 9. Orientação sobre a Portaria nº 6/2018 - Transporte de Servidores
      • 10. Orientação para Contratação de Soluções de TIC
      • 11. Orientações gerais para planilha de custos e formação de preços
      • 12. Fluxos dos processos de planejamento da contratação e fiscalização aos moldes da Instrução Normativa de Serviços
      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
    • Compras Públicas em Dados Abertos
    • Painel de Compras
    • Painel de Compras COVID-19
    • Painel de Custeio Administrativo
    • Painel de Economia de Energia
    • Painel de Empresas Estrangeiras
    • Painel de Municipios
    • Painel de Viagens
    • SCDP - Consulta de Dados Compra Direta
  • Sistemas
    • Compras.gov.br
      • Conheça o Compras
      • Compras.gov.br
      • Aplicativo Compras
      • Artefatos Digitais
      • Catálogo CATMAT/CATSER
      • Margem de Preferência
      • Novo Divulgação de Contratações
      • ETP - Estudos Técnicos Preliminares
      • Pesquisa de Preços
      • PGC - Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações
      • SGA - Sistema de Gestão de Acesso ao SIASG
      • SIASG (HOD)
      • SICAF Digital
    • Cartão de Pagamento
    • Diárias e Passagens (SCDP)
    • Contratos
    • PNCP
    • Publicador de Contratos
    • AntecipaGov
    • Patrimônio
  • Canais de Atendimento
    • Central de Atendimento
    • Normativos
    • Acesso à Informação
    • Denúncia
    • Elogio
    • Reclamação
    • Simplifique
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