Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Histórico
      • Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Biografia dos Dirigentes
      • Atos Normativos
    • Ações e Programas
      • Programas
      • Serviços
      • Governança
      • Parcerias
      • Prêmios
      • Plataforma Lattes
      • Plataforma Integrada Carlos Chagas
      • Programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Carta de Serviços
    • Participação Social
      • Participação Social no CNPq
      • Ouvidoria
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Termo de Execução Descentralizada - TED
      • Emendas Parlamentares
    • Receitas e Despesas
      • Receita Pública Execução Orçamentária Execução da Despesa
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Auditoria Interna
    • Servidores
      • Servidores do CNPq
      • Desenvolvimento de Pessoal
      • PGD
      • Concursos
      • Terceirizados
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Apresentação
      • Sistema E-SIC
      • Lei de Acesso à Informação
      • Ouvidoria
      • Publicações
    • Dados Abertos
      • Apresentação
      • Privacidade e Proteção de Dados
      • Consulta de Dados
      • Painéis de Dados
    • Bolsas e Auxílios
      • Apresentação
      • Bolsas no País e no Exterior
      • Auxílios
      • Cartão Pesquisa
      • Cartão Bolsista no Exterior
      • Chamadas Abertas
      • Chamadas Encerradas
      • Resultados
      • Mapa de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação - Bolsas e Projetos Vigentes
      • Bolsistas Egressos (Exterior)
      • Prestação de Contas - Relatório técnico
      • Encomendas
    • Base Jurídica
      • Lei nº 1.310 de 15 de Janeiro de 1951
      • Regimento Interno
      • Estatuto do CNPq
    • Normas
    • Corregedoria
      • Competências
      • Procedimentos e Processos Correcionais
      • Legislação
      • Informes
      • Relatório de Gestão
      • Certidão Negativa
      • Denúncias e Representações
      • Quem é quem
      • Fale Conosco
      • Correição em Temas
      • Painel de Corregedorias da Corregedoria Geral da União (CRG)
      • Fluxogramas dos Processos Finalísticos da Corregedoria
      • Orientações e Suporte às Comissões de PAD
      • Orientações e Suporte às Comissões Investigativas
    • Planejamento, Governança e Orçamento
      • Planejamento
      • PPA 2020-2023
      • Orçamento
    • PDTI
    • Relatórios de Gestão
      • Prestação de Contas
      • Auditoria Interna
    • Perguntas Frequentes
    • CGU
      • Denúncia
      • Reclamação
      • Solicitação
      • Elogio
      • Sugestão
      • Acesso à Informação
      • Simplifique
  • Assuntos
    • Notícias
      • Pesquisa em Pauta
      • Destaque em CT&I
      • CNPq em Ação
      • Prêmios
      • Atualidades
      • Oportunidades Externas
    • Popularização da Ciência
      • Por que popularizar?
      • O CNPq e a Divulgação Científica
      • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
      • Museus e Centros de Ciência
      • Feiras e Mostras de Ciência
      • Programas de Editorial
      • Olímpiadas Científicas
      • Pioneiras da Ciência
      • Prêmios
      • Entrevistas
      • Relatório de Pesquisa
      • Links Interessantes
    • Centro de Memória
  • Canais de Atendimento
    • Central de Atendimento
    • Marca do CNPq
      • Uso da Marca
      • Manual de Aplicação
    • Agendamento de Eventos
  • Centrais de Conteúdo
    • Fotografias
    • Áudios
    • Videos
    • Publicações
      • Divulgação Científica
      • Impressos
      • Palestras
    • Campanha Institucional
      • Use a cabeça
  • Composição
    • Diretoria Executiva
      • Presidência
      • Diretoria de Gestão Administrativa - DADM
      • Diretoria de Análise de Resultados e Soluções Digitais - DASD
      • Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação - DCOI
      • Diretoria Científica - DCTI
    • Comitês de Assessoramento
      • Apresentação
      • Membros
      • Calendário - 2025
      • Código de Conduta
      • Critérios de Julgamento
      • Normas e Portarias
      • Painel dos Comitês Assessores
      • Renovação Anual
    • Comissão de Integridade na Atividade Científica
      • Apresentação
      • Composição
      • Diretrizes
      • Documentos
    • Comissão de Ética
      • Apresentação
    • Conselho Deliberativo
    • Quem é Quem
      • Diretoria Executiva
      • Perfis de Cargos (pdf)
    • Perfis de Cargos Comissionados
  • Sisgen Pesquisa
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial DOC/PDF Construindo reuniões virtuais produtivas
Info

Notícias

Construindo reuniões virtuais produtivas

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 21/07/2021 17h15 Atualizado em 07/10/2024 15h50

A pandemia impôs uma nova forma de trabalho para muitos profissionais, incluindo cientistas. De forma abrupta, muitos grupos de pesquisa tiveram que mudar para o sistema on-line o que, de forma geral, significou a transposição do trabalho presencial a horas de reuniões virtuais e participações em webinários.

Após aproximadamente um ano e meio de trabalho remoto, constatou-se que apenas reproduzir reuniões presenciais para o formato virtual não era tão produtivo como antes. A exigência de atenção, intercalada com demandas domésticas se mostrou um desafio. Simultaneamente, um conjunto de ferramentas surgiram para tornar o trabalho à distância mais objetivo e adaptado para a colaboração no ambiente on-line.

A integração é, sem dúvida, uma das  principais características de um centro de síntese. A integração de dados, encontros de ideias e interação entre pessoas é um diferencial criativo deste formato de produção de conhecimento. Para isso, o trabalho em equipe e a troca de experiências e informações são aspectos essenciais.

Trabalhar coletivamente é um desafio em si. Fazê-lo em tempos de pandemia e isolamento social é uma batalha, já que as reuniões on-line parecem impor alguns obstáculos  à troca de informações e ao diálogo. Essa questão é importante para os centros de síntese e para todas as atividades humanas que tem como base a interação entre pessoas para a produção de conhecimentos, como também é o caso da área de educação. Se a interação é o centro da produção de conhecimentos, como promovê-la independentemente das distâncias físicas? Seja em um encontro apenas presencial ou apenas virtual ou, ainda, um modelo híbrido, é importante que espaços de interação e participação sejam (re)construídos: uma boa conversa pode acontecer tanto numa reunião presencial em torno da mesa quanto num fórum de discussão on-line.

E é exatamente do campo da Educação à Distância que podem vir inspirações para auxiliar na criação de espaços de interação e construção de conhecimento. Seguem quatro pontos das discussões da EaD que podem trazer boas reflexões para as colaborações dos centros de síntese.

1. Definir os objetivos do trabalho

Ainda que pareça óbvio, é preciso reforçar: definir os objetivos do trabalho a ser realizado é fundamental. O que se espera como resultado final? O que se espera de cada um dos participantes envolvidos? Como serão tomadas as decisões? São exemplos de questões que precisam ser respondidas para iniciar o planejamento de quais atividades serão realizadas.

2. Mergulhar nas características específicas do formato on-line

Evitar apenas transpor o esquema das reuniões presenciais para o formato on-line. Atividades presenciais e virtuais tem características diferentes e precisam ser organizadas de forma a tirar o melhor proveito dessa diferença e não como substituição. Um exemplo simples: o tempo de atenção real dedicado a uma reunião on-line é significativamente menor do que o tempo de atenção em uma atividade presencial. Portanto, reuniões on-line em grandes grupos precisam ser curtas e ter uma programação bastante objetiva. Por outro lado, é possível solicitar um tempo de dedicação individual dos participantes, anterior e/ou posterior à reunião, para estudo  das questões discutidas na reunião, por exemplo.

3. Escolher entre atividades síncronas e assíncronas

A primeira característica utilizada para definir uma atividade de colaboração virtual é se a mesma será síncrona (realizada por todos ao mesmo tempo, como uma reunião virtual, por exemplo) ou assíncrona (cada um a seu tempo). O ponto central é escolher aquela que mais auxiliará o grupo a atingir o objetivo esperado, lembrando sempre que interações podem ocorrer nas duas formas.

Por exemplo, se um ponto precisa ser muito detalhado e discutido por todos os envolvidos, uma atividade assíncrona que dure algumas semanas pode ter um resultado mais efetivo para esse detalhamento do que poucas horas todos juntos.

4. Conhecer as tecnologias

Usar ferramentas e aplicativos que auxiliem a mediar o trabalho em grupo é muito importante, e o ideal seria que pudéssemos  conhecer essas tecnologias a fundo. Cada aplicativo ou ferramenta tem características que podem auxiliar a alcançar os objetivos propostos para o grupo, mas também podem limitar a criação (veja uma sugestão de ferramentas nos materiais abaixo). É importante que usuários dos aplicativos e plataformas mantenham-se atualizados e não hesitem em trocar ideias e partilhar experiências com seus colegas.

Abaixo, duas listagens de ferramentas virtuais com diferentes objetivos que podem auxiliar na decisão de quais utilizar. A "tabela periódica" traz uma divisão entre ferramentas que auxiliam na criação de conteúdos, auxílio para a comunicação entre participantes, avaliação das atividades realizadas, organização de ideias, gestão de conteúdo e disponibilização de conteúdos. Já o material indicado pelos Sindicato dos Professores (SinPro) apresenta uma breve descrição de cada ferramenta e seus principais usos.

https://admin.sinprosp.org.br/upl/arq/Ferramentas%20Digitais%20para%20Professores_pdf%20(1).pdf

Para mais ideias sobre colaboração virtual em centros de síntese, confira também o material do National Center for Ecological Analysis and Synthesis - https://www.nceas.ucsb.edu/Virtual-Collaboration

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Histórico
      • Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Biografia dos Dirigentes
      • Atos Normativos
    • Ações e Programas
      • Programas
      • Serviços
      • Governança
      • Parcerias
      • Prêmios
      • Plataforma Lattes
      • Plataforma Integrada Carlos Chagas
      • Programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Carta de Serviços
    • Participação Social
      • Participação Social no CNPq
      • Ouvidoria
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Termo de Execução Descentralizada - TED
      • Emendas Parlamentares
    • Receitas e Despesas
      • Receita Pública Execução Orçamentária Execução da Despesa
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Auditoria Interna
    • Servidores
      • Servidores do CNPq
      • Desenvolvimento de Pessoal
      • PGD
      • Concursos
      • Terceirizados
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Apresentação
      • Sistema E-SIC
      • Lei de Acesso à Informação
      • Ouvidoria
      • Publicações
    • Dados Abertos
      • Apresentação
      • Privacidade e Proteção de Dados
      • Consulta de Dados
      • Painéis de Dados
    • Bolsas e Auxílios
      • Apresentação
      • Bolsas no País e no Exterior
      • Auxílios
      • Cartão Pesquisa
      • Cartão Bolsista no Exterior
      • Chamadas Abertas
      • Chamadas Encerradas
      • Resultados
      • Mapa de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação - Bolsas e Projetos Vigentes
      • Bolsistas Egressos (Exterior)
      • Prestação de Contas - Relatório técnico
      • Encomendas
    • Base Jurídica
      • Lei nº 1.310 de 15 de Janeiro de 1951
      • Regimento Interno
      • Estatuto do CNPq
    • Normas
    • Corregedoria
      • Competências
      • Procedimentos e Processos Correcionais
      • Legislação
      • Informes
      • Relatório de Gestão
      • Certidão Negativa
      • Denúncias e Representações
      • Quem é quem
      • Fale Conosco
      • Correição em Temas
      • Painel de Corregedorias da Corregedoria Geral da União (CRG)
      • Fluxogramas dos Processos Finalísticos da Corregedoria
      • Orientações e Suporte às Comissões de PAD
      • Orientações e Suporte às Comissões Investigativas
    • Planejamento, Governança e Orçamento
      • Planejamento
      • PPA 2020-2023
      • Orçamento
    • PDTI
    • Relatórios de Gestão
      • Prestação de Contas
      • Auditoria Interna
    • Perguntas Frequentes
    • CGU
      • Denúncia
      • Reclamação
      • Solicitação
      • Elogio
      • Sugestão
      • Acesso à Informação
      • Simplifique
  • Assuntos
    • Notícias
      • Pesquisa em Pauta
      • Destaque em CT&I
      • CNPq em Ação
      • Prêmios
      • Atualidades
      • Oportunidades Externas
    • Popularização da Ciência
      • Por que popularizar?
      • O CNPq e a Divulgação Científica
      • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
      • Museus e Centros de Ciência
      • Feiras e Mostras de Ciência
      • Programas de Editorial
      • Olímpiadas Científicas
      • Pioneiras da Ciência
      • Prêmios
      • Entrevistas
      • Relatório de Pesquisa
      • Links Interessantes
    • Centro de Memória
  • Canais de Atendimento
    • Central de Atendimento
    • Marca do CNPq
      • Uso da Marca
      • Manual de Aplicação
    • Agendamento de Eventos
  • Centrais de Conteúdo
    • Fotografias
    • Áudios
    • Videos
    • Publicações
      • Divulgação Científica
      • Impressos
      • Palestras
    • Campanha Institucional
      • Use a cabeça
  • Composição
    • Diretoria Executiva
      • Presidência
      • Diretoria de Gestão Administrativa - DADM
      • Diretoria de Análise de Resultados e Soluções Digitais - DASD
      • Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação - DCOI
      • Diretoria Científica - DCTI
    • Comitês de Assessoramento
      • Apresentação
      • Membros
      • Calendário - 2025
      • Código de Conduta
      • Critérios de Julgamento
      • Normas e Portarias
      • Painel dos Comitês Assessores
      • Renovação Anual
    • Comissão de Integridade na Atividade Científica
      • Apresentação
      • Composição
      • Diretrizes
      • Documentos
    • Comissão de Ética
      • Apresentação
    • Conselho Deliberativo
    • Quem é Quem
      • Diretoria Executiva
      • Perfis de Cargos (pdf)
    • Perfis de Cargos Comissionados
  • Sisgen Pesquisa
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca