Notícias

Cerimônia de premiação do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, do título de Pesquisador Emérito e Menção Especial de Agradecimentos

Evento aconteceu nesta quarta-feira, 6
Publicado em 05/10/2021 14h03 Atualizado em 07/10/2021 17h24

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Marinha do Brasil, a Fundação Conrado Wessel e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, realizou nessa quarta-feira, 07, a cerimônia de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, do título de Pesquisador Emérito e a Menção Especial de Agradecimentos.

O evento aconteceu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo Youtube e a presença do Presidente do CNPq, Evaldo Vilela, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos; do Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; e do Diretor-Presidente da Fundação Conrado Wessel, Erney Plessman de Camargo.

A vencedora da edição 2021 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto foi divulgada no final de setembro, tendo sido escolhida a antropóloga, Profª Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha.

Pesquisador Emérito e Menção Especial de Agradecimentos

Pioneiro na concessão de prêmios em ciência e tecnologia, o CNPq homenageia, anualmente, pesquisadores, personalidades e instituições que atuam com destaque em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Uma dessas honrarias é o título Pesquisador Emérito, concedido ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

Já a Menção Especial de Agradecimentos é concedida a pessoas físicas ou jurídicas em reconhecimento aos significativos serviços prestados ao crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq no ano anterior à entrega do título.

Os nomes são escolhidos pelo Conselho Deliberativo do CNPq, composto por representantes instituições públicas e privadas e da comunidade científica, e foram selecionados na última reunião em 15 de setembro deste ano.

Conheça os contemplados deste ano:

PESQUISADORES EMÉRITOS

José Galizia Tundisi
(Ciências Agrárias - Ecossistemas)
Possui graduação em História Natural pela Universidade de São Paulo, mestrado em Oceanografia na University Of Southampton e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, atua na pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos orientando mestres e doutores e é professor titular da Universidade Feevale (Novo Hamburgo). Foi presidente do CNPq de 1995 a 1998.

Adelaide Faljoni-Alario
(Ciências Biológicas - Bioquímica)
Graduada em Química pela Universidade de São Paulo, é Professora Titular de Bioquímica e Biofísica da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição na qual atuou como autora do Projeto Adêmico Pedagógico 2004-2005), Pró-Reitora de Graduação entre 2005 e 2007 e Vice-Reitora de 2007 a 2008. Trabalha na área de Química, Bioquímica, Biofísica e Ensino de Ciências.

Ana Maria Giulietti Harley
(Ciências Biológicas - Botânica)
Graduada em História Natural pela Faculdade Frassinetti do Recife com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, é Professora aposentada da Universidade de São Paulo. Foi Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e do Instituto Tecnológico Vale em Belém. Foi bolsista Senior do CNPq até fevereiro de 2020. Atua na área de Botânica, com ênfase em Sistemática de Angiospermas.

Erney Felicio Plessmann de Camargo
(Ciências Biológicas - Parasitologia)
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, a USP, tem doutorado e livre docência também pela Universidade de São Paulo. Atuou na Universidade de Wisconsin e no Instituto Pasteur de Paris e foi Professor Titular da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e da USP. Foi Pró-Reitor de Pesquisa da USP , Diretor do Instituto Butantan, Presidente da CTNBIO e do CNPq de 2003 a 2007. É Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Conrado Wessel.

Josildeth Gomes Consorte
(Ciências Humanas - Antropologia)
Antropóloga, é Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi a primeira pesquisadora contratada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), criado e dirigido por Anísio Teixeira. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Antropologia (ABA ) e Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Magda Becker Soares
(Ciências Humanas - Educação)
Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde também concluiu o doutorado em Didática. É professora titular da UFMG, especializada no campo de Ensino-Aprendizagem. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do comite assessor do CNPq.

Djairo Guedes Figueiredo:
(Ciências Exatas e da Terra - Matemática)
Engenheiro Civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil e doutor em Matematica pelo Courant Institute Of Mathematical Sciences NYU, é professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fernando Galembeck
(Ciências Exatas e da Terra - Química)
Graduado e doutor em Química pela Universidade de São Paulo, realizou pós-doutorado nas Universidades do Colorado e da Califórnia. Foi Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), aposentando-se em 2011 quando se tornou Professor Convidado.

Carlos Américo Pacheco
(Ciências Sociais Aplicadas - Economia)
Engenheiro eletrônico pelo ITA é mestre e doutor em Ciência Econômica pela Unicamp e Pós Doutorado pela Columbia University. Foi Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e Presidente do Conselho de Administração da FINEP de 1999 a 2002. Foi Secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo em 2007, Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica de 2011 a 2015 e Diretor Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM de 2015 a 2016. É professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Diretor Presidente do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP.

Guilherme Ary Plonski
(Ciências Sociais Aplicadas - Economia)
É graduado em Engenharia Química e Matemática pela USP, universidade da qual é Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Professor Associado da Escola Politécnica. É Diretor do Instituto de Estudos Avançados, Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e Vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. Foi Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

MENÇÃO ESPECIAL DE AGRADECIMENTOS

Delegação da União Europeia do Brasil

Representada pelo Embaixador Ignacio Ybáñez

Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP)

Representado pelo Presidente Carlos Henrique de Carvalho (UFU)

José Moscogliatto Caricatti

Diretor Financeiro da Fundação Conrado Wessel (FCW), parceira do CNPq no Prêmio Almirante Álvaro Alberto.

Marcos Cesar Pontes

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

Mario Neto Borges

Ex-presidente do CNPq, de 2016 a 2019, e do CONFAP, de 2009 a 2013, professor aposentado da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Assista à cerimônia: