Notícias
2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação debate democracia, plataformas digitais e combate à desinformação
Sessão da 1ª Conferência Internacional de Integridade da Informação, realizada na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro. - Foto: Divulgação
A Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e diversas organizações e redes de pesquisa realiza nos dias 20 e 21 de outubro de 2025 a 2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação. O evento, que conta com apoio do CNPq, acontecerá na Faculdade de Comunicação da UnB, com o tema ‘Regulação de plataformas digitais e a salvaguarda da democracia’.
A 2ª Conferência será realizada de forma concomitante com o 2º Workshop da Área de Comunicação e Informação sobre Regulação de Empresas de Plataformas de Comunicação, que vai promover discussões em grupos de trabalho (GTs) sobre a regulação das plataformas digitais e os desafios da integridade informacional. Esses dois eventos contarão com uma programação integrada, com mesas de debate e atividades práticas.
A programação reunirá pesquisadores, profissionais da comunicação e da informação, gestores públicos e representantes da sociedade civil, com mesas sobre opacidade informacional, modelos de negócio das plataformas digitais, soberania digital e desafios regulatórios. Participarão convidados do Brasil e do exterior, como a pesquisadora cubana Ania Hernández, da Universidade de Habana, e o pesquisador Giorgio Marcello, da Universidade da Calábria, na Itália.
O evento também inclui o II Encontro da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), o II Simpósio da Rede de Estudos em Ciência da Informação sobre Desinformação (RECIDES) e o I Encontro da Associação Nacional de Estudos em Desinformação (ANEDe), fortalecendo redes de pesquisa e fomentando parcerias para políticas públicas no contexto digital. Haverá ainda uma mesa do Information For All Program (IFAP) da Unesco, que abordará integridade informacional, inclusão digital e acesso à informação de qualidade, alinhando-se às metas globais da Unesco.
A Conferência incluirá lançamentos de livros, oficinas e atividades práticas, permitindo a troca de experiências e o aprofundamento do conhecimento sobre desinformação, regulação de plataformas digitais e transparência, ao mesmo tempo em que vai fortalecer a colaboração entre pesquisadores, gestores e sociedade civil.
Serviço:
2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação – Regulação de plataformas digitais e a salvaguarda da democracia
2º Workshop da Área de Comunicação e Informação sobre Regulação de Empresas de Plataformas de Comunicação
Data: 20 e 21 de outubro de 2025
Local: Auditório Pompeu de Sousa, Faculdade de Comunicação da UnB, Brasília
Inscrições gratuitas e programação aqui.