Notícias

Iniciativa de professor da UFABC ganha prêmio global de educação inovadora

Publicado em 15/12/2021 15h32

Projeto na área de metodologia de inovação estratégica do professor Júlio Facó foi o vencedora da América Latina no prêmio Reimagine Education 2021 na categoria 'Propósito, Bem-Estar e Prosperidade' com a iniciativa CLIPS++. O Reimagine Education é uma conferência e competição global aberta a inovadores educacionais que distribui U$ 50 mil em financiamento aos vencedores. O evento reúne startups em tecnologias, acadêmicos, diretores de inovação e lideranças universitária.

A seleção dos projetos tem como critério a presença de abordagens inovadoras, que melhoram os resultados de aprendizagem e empregabilidade de estudantes. O anúncio dos vencedores foi feito durante a primeira semana de dezembro em evento virtual. A Iniciativa também conquistou o bronze na Categoria 'Bem-estar & Propósito'

O Prof. Julio explica que o CLIPS++ representa uma jornada de conhecimento 100% brasileira que desenvolve e experimenta competências de inovação estratégica para estudantes, organizações, empresas e pessoas interessadas no tema. Segundo Júlio, o projeto envolve aprendizado com foco na criatividade e na curiosidade, usando esses elementos como catalisadores estratégicos na busca da prosperidade e do bem-estar coletivo. Além do professor da UFABC, a iniciativa conta com a participação de Pérsio Alberto Mandel, sócio da AKIA Assessoria em Inovação Estratégica.

O painel de jurados foi formado por mais de 300 especialistas independentes de 45 países selecionando projetos que promovam “a clareza de propósito entre os alunos e stakeholders na educação, desenvolvendo suas habilidades em inovação estratégica”, segundo palavras do Comitê Internacional de Jurados. Durante o anúncio da medalha de ouro para o CLIPS++, a organização do evento anunciou a iniciativa como “o resultado de sonhadores que re-imaginaram a educação além das fronteiras das salas de aula”

Foi a primeira vez que uma Universidade Brasileira ganhou ouro e que dois brasileiros subiram duas vezes ao pódio num mesmo evento. Júlio e Pérsio já tinham sido medalhistas na edição de 2019 na Categoria 'Estímulo da Curiosidade', quando conquistaram Bronze na América Latina, sendo o único projeto brasileiro premiado naquela edição.

A Iniciativa também foi reconhecida pelo GESS EDUCANTION AWARD 2021, em Dubai. A Jornada CLIPS ++ foi o único projeto brasileiro selecionado como finalista (TOP 10 no mundo) na categoria INNOVATION IN EDUCATION.

Conheça os vencedores: https://content.qs.com/re21/Reimagine_Educati on_Winner_List_20211215.pdf