Notícias

Ibict realizará o I Seminário e a II Reunião Técnica Ciência de Dados para a Ciência

Nos próximos dias 22 e 23 de junho, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizará o I Seminário e a II Reunião Técnica Ciência de Dados para a Ciência.
Publicado em 21/06/2021 13h35

 

 

Nos próximos dias 22 e 23 de junho, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizará o I Seminário e a II Reunião Técnica Ciência de Dados para a Ciência. Durante o evento serão apresentados os  resultados do trabalho de um grupo de pesquisa na implementação do projeto BrCris. O  nome do projeto BrCris vem de CRIS – um acrônimo para Current Research Information System.

O projeto BrCris, no qual equipes do Ibict e parceiros atuam desde 2015, tem por objetivo estabelecer um modelo único de organização da informação científica de todo o ecossistema da pesquisa brasileira. Entre os agentes desse ecossistema estão pesquisadores, projetos, infraestruturas, laboratórios e instituições de pesquisa e financiadores, além dos resultados da pesquisa expressos principalmente por publicações científicas, teses, dissertações, conjuntos de dados científicos, software e patentes.

Ao longo de toda a programação prevista para o I Seminário e a II Reunião Técnica Ciência de Dados para a  Ciência, representantes de instituições envolvidas na parceria discutirão sobre sistemas de gestão em diversos contextos. Em relação ao Brasil, os participantes poderão conhecer também sobre a atuação conjunta entre o Ibict e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a construção de sistemas de gestão da ciência.

A abertura do evento será conduzida pela Diretora do Ibict, Dra. Cecília Leite, pela Coordenadora Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Dra. Bianca Amaro, e pela Dra. Zaira Turchi, Diretora de Cooperação Institucional do CNPq.

Não é necessário inscrever-se para o seminário. As transmissões serão realizadas ao vivo pelo canal do Ibict no Youtube, disponível em http://live.ibict.br.

Clique aqui para conhecer a programação completa do evento.

 

Por: Patrícia Osandón/ Núcleo de Comunicação Social do Ibict