Notícias

COVID-19: DivulgAÇÃO Científica receberá apoio de programa internacional

O projeto é uma iniciativa do CNPq em parceria com o o Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e fornece informações com evidências científicas sobre a COVID-19.
Publicado em 05/05/2021 22h46 Atualizado em 13/05/2021 10h57

O projeto COVID-19 DivulgAÇÃO Científica, lançado em abril de 2020, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o o Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), foi selecionado em um desafio do OpenCovid19 Initiative, programa da Just One Giant Lab (JOGL), organização sem fins lucrativos sediada em Paris, na França, que busca acelerar a criação coletiva de conhecimento e soluções para resolver questões urgentes da humanidade.

O OpenCovid19 Initiative envolve uma comunidade global de mais de 4 mil voluntários e especialistas  na criação de soluções para melhor prevenir, detectar e tratar a COVID-19, além de ajudar a prever a evolução da pandemia, por meio de ferramentas e metodologias de código aberto e de baixo custo consideradas seguras e fáceis de usar. 

Ao todo, 18 projetos receberão apoio financeiro de 40 mil euros (o equivalente a R$ 262 mil). O programa recebeu 42 candidaturas de várias partes do mundo, relacionadas a diferentes áreas do conhecimento. Qualquer projeto relacionado à pandemia da COVID-19 era elegível.

A COVID-19 DivulgAÇÃO Científica receberá 1,6 mil euros (R$ 10.480 reais) para custear, ao longo de cinco meses, o pagamento de bolsa a um membro da equipe, para ajudar na produção do conteúdo jornalístico (reportagens, vídeos e infográficos) publicado no site e nas redes sociais digitais do projeto. O valor também será usado na manutenção do domínio da página na internet ao longo de cinco anos.

A COVID-19 DivulgAção Científica foi umas das iniciativas pioneiras no Brasil em oferecer informações e subsídios aos cidadãos, de forma gratuita, para a tomada de decisões conscientes que possam ajudar no controle da propagação do coronavírus. Um dos objetivos é valorizar a importância da ciência, especialmente a brasileira, no enfrentamento da pandemia.

Ao longo de pouco mais de um ano de atividades – desde abril de 2020 – o projeto se consolidou entre os criadores de conteúdo sobre a COVID-19 nas redes sociais, com mais de 2 mil inscritos e 151.680 visualizações no canal do Youtube, 12 mil seguidores distribuídos nas plataformas Facebook, Instagram e Twitter, além de 44,5 mil acessos no site.

O INCT-CPCT faz parte dos projetos apoiados pelo programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq. A COVID-19 DivulgAÇÃO Científica também conta com a colaboração do Comitê Fiocruz de Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Cooperação Social, que produz a tradução dos vídeos para a Língua Brasileira de Sinais.