Notícias

Brasil e China realizam webinar sobre desafios no contexto da pandemia da COVID-19

O evento acontece no âmbito de cooperação entre o CNPq e instituições chinesas
Publicado em 12/11/2021 15h54

No âmbito da cooperação bilateral Brasil-China, em especial o Programa Brasil-China de Intercâmbio de Jovens Cientistas (YSEP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Intercâmbio Científico e Tecnológico da China (CSTEC) e o Hubei Centro Internacional de Intercâmbio de Ciência e Tecnologia (HBITTC), realizará, no dia 18 de novembro, o Webinar “Jovem Cientista China-Brasil: Pesquisa e Desenvolvimento para o Combate ao COVID-19”.

O evento abordará os desafios no contexto da pandemia COVID-19, como Sequenciamento Genômico, Variantes, Vacinas, Medicamentos e Tratamento com o objetivo de atrair jovens cientistas para o YSEP.

Programação
O webinar começa às 8h (horário de Brasília) com abertura da Diretora de Cooperação Institucional do CNPq, Maria Zaira Turchi, e representantes das instituições chinesas.
Às 8h15 começa uma mesa redonda sobre Sequenciamento Genômico com os pesquisadores Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos (LNCC), Jinmin Ma (BGI Group), Fernando do Couto Motta (Fiocruz) Chuding Chen (HBITTC).
Às 9h05 serão as apresentações sobre Vacinas, Medicamentos e Tratamento com os pesquisadores Carolina Horta Andrade (UFG), Xinwei Zhang (StemiRNA), Mellanie Fontes Dutra (UFRGS) e Ying Feng (Zhongnan Hospital of Wuhan University)
Haverá espaço para perguntas dos participantes depois de cada ciclo de palestras.
O link para acessar o webinar é: Número da conferência Zoom: 878 7275 0801, senha: 734574.

Histórico
Foi assinado, em 2019, um Memorando de Entendimentos por Brasil e China com o objetivo de ampliar o intercâmbio entre jovens cientistas e pesquisadores dos dois países. A ação bilateral denominada 'Programa de Intercâmbio de Jovens Cientistas Brasil-China' (YSEP) é uma das mais recentes, pois reconhece a grande importância do fortalecimento da cooperação científica e tecnológica bilateral por meio de pesquisas conjuntas entre jovens cientistas.
Do lado brasileiro, o YSEP é implementado pelo CNPq e, do lado chinês, pelo Centro de Intercâmbio de Ciência e Tecnologia da China (CSTEC), entidade designada pelo Departamento de Cooperação Internacional do MOST (MCTI chines).