Notícias

SINERGIA: a chamada conjunta Brasil/França para sínteses do conhecimento em biodiversidade

Fruto da parceria entre CNPq/SinBiose, Programa Biota/FAPESP,CESAB/FRB e LabEX-CEBA, a chamada recebe pré-propostas até 30 de julho de 2021
Publicado em 10/05/2021 11h08 Atualizado em 10/05/2021 11h44

A chamada Sinergia tem como objetivo apoiar dois projetos inovadores de pesquisa em biodiversidade neotropical. A iniciativa é fruto da parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa SinBiose, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do Programa Biota, e as agências francesas CESAB (Centre de Synthèse et d’Analyse sur la Biodiversité) e o LabEX-CEBA (Center for the Study of Biodiversity in Amazonia).

Os projetos apresentados podem ser nas áreas das ciências naturais e/ou das ciências sociais e humanas e devem ter como objetivo o desenvolvimento da síntese de ideias e conceitos e/ou a análise de dados existentes. 

A chamada é restrita aos biomas terrestres e às ilhas tropicais da América do Sul, América Central e/ou Caribe. Os projetos selecionados serão financiados por um período de três anos, incluindo: o recrutamento de um pós-doutorando baseado no Brasil que se dedicará ao  projeto por dois anos, a organização de quatro encontros (dois na França, no CESAB em Montpellier e duas no Brasil no estado de São Paulo) e a promoção e divulgação dos resultados. Também será fornecido  apoio logístico, técnico e administrativo.

Os projetos devem ser coordenados por dois pesquisadores: um filiado a um instituto de pesquisa francês e outro a um laboratório no estado de São Paulo, no Brasil, e serão compostos por 10 especialistas no total. 

Cronograma:

30 de julho de 2021 - Prazo para envio de pré-propostas

30 de setembro de 2021 - Resultado da pré-seleção 

10 de dezembro de 2021 - Data limite para apresentação de propostas completas. 

A seleção final será anunciada em meados de março de 2022; o início dos projetos está previsto para meados de outubro de 2022. 


Mais detalhes em: https://www.fondationbiodiversite.fr/en/calls/appel-a-projets-synergy-frb-cesab-sinbiose-fapeps-ceba-la-biodiversite-neotropicale/