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Primeiro planetário do mundo completa 100 anos; Brasil tem mais de 100 equipamentos desse tipo

CNPq é um dos maiores financiadores desses espaços, "peças extremamente importantes no quebra-cabeça da educação atual", segundo cientista
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Publicado em 07/05/2025 14h12 Atualizado em 09/05/2025 21h07
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Planetário da cidade de Bauru - Foto: Foto: Divulgação

Prestes a completar sete anos, Lucca Tamasauskas Miranda tem uma paixão: o espaço sideral e tudo que nele há. Estrelas e planetas são o hobby do pequeno, que, inclusive, já sabe que a Nasa não considera mais Plutão um planeta e explica direitinho quem são os gigantes gasosos, a saber: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Sua mãe, Augusta Machado Tamasauskas, conta que a paixão começou aos quatro aninhos, quando Lucca passou a observar as estrelas e fazer perguntas. Hoje, ele lê livros sobre o espaço e usa um aplicativo para identificação das constelações.

Lucca
Lucca em sua visita ao planetário de Brasília
Lucca também já foi conhecer o planetário de Brasília. Lá, participou de uma exposição sobre a Via Láctea, onde pôde fazer uma viagem à galáxia com o auxílio de um óculos 3D. Gostou de ver os equipamentos, satélites e tudo mais que havia no local.

O planetário de Brasília é um dos mais de cem equipamentos como esse espalhados por todo Brasil - grande parte dos quais conta com financiamento direto ou com o trabalho de bolsistas do CNPq. Só no ano passado, segundo estimativas, foram mais de 3 mil visitas aos planetários brasileiros.

O que pouca gente sabe é que neste ano se comemora o surgimento do primeiro planetário do mundo, criado na cidade alemã de Munique. A data escolhida para marcar esse dia foi o 07 de maio. “Oskar von Miller queria um novo instrumento para seu museu, o Deutsches Museum. Este museu celebraria os avanços tecnológicos e ele queria algo que projetasse as estrelas no céu. Foram longos anos de desenvolvimento até sua apresentação inicial, em 1923 e, depois de alguns ajustes, a instalação no museu”, explica o presidente eleito da Sociedade Internacional de Planetários, professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Guilherme Frederico Marranghello, bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e membro do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq.

Marranghello conta que, quando os planetários iniciaram suas atividades, o intuito era apenas de representar o céu noturno, identificar estrelas e constelações e o movimento dos planetas. “Isto é algo que continua até hoje, mas foi apenas o começo. Atualmente, também temos o planetário como espaço de contação de histórias, uma mistura de céu estrelado e teatro, um lugar onde a ciência e a arte se encontram. Graças à revolução digital, os planetários apresentam filmes que nos levam a viagens pelo Sistema Solar, em busca de novos mundos extrasolares ou até mesmo para dentro de buracos negros.” revela.

Segundo o pesquisador, esses locais se tornaram espaços para discutir questões importantes como as mudanças climáticas, a preservação da cultura indígena, o combate ao racismo, à homofobia ou para debater o direito da mulher estar onde ela quiser. Por isso mesmo o lema deste centenário é: as estrelas foram apenas o começo.

Marranghello acredita que planetários são peças extremamente importantes no quebra cabeça da educação atual. “Nosso planetário, por exemplo, passa a semana recebendo turmas escolares”, conta ele, que coordena o equipamento da Unipampa. “É a oportunidade destas crianças terem um contato com conteúdos tão importantes de uma forma imersiva. Mais que isso, é o local onde as crianças podem se apaixonar pela ciência, pelo desenvolvimento tecnológico e por áreas tão importantes para o nosso desenvolvimento”, diz.

Apoio

O CNPq atua há anos dando apoio a esses equipamentos. Diversas chamadas já foram realizadas como a do Programa de Apoio a Museus, Centros de Ciência e Espaços Científico-Culturais, que totalizou R$2,9 milhões em investimentos; ou a do Parque da Ciência à Exploração Espacial, Astronomia e Astronáutica - Exposições Itinerantes, Popularização e Interiorização da Ciência, que aplicou R$2,76 milhões nessas iniciativas. Além disso, o Conselho contribui com fomento de algumas edições dos encontros da ABP através dos editais de apoio a eventos. Os planetários também contam com bolsistas do CNPq para desenvolvimento das suas atividades.

Univates
Planetário inflável da Univates contou com apoio do CNPq

Marranghello conta que foi concluído há pouco um estudo financiado pelo CNPq sobre o papel dos planetários para atrair os jovens para a carreira de ciências e tecnologia. “Atualmente, há um problema, não apenas no Brasil, mas mundial, de falta de jovens interessados pelas carreiras de ciência e tecnologia. Isso traz consequências, a longo prazo, devastadoras para uma nação. Nesse contexto, o planetário tem um potencial gigantesco para atuar desde a educação básica até a atração de talentos para as áreas de C&T”, diz. Segundo ele, são muitos os relatos de cientistas, das mais diversas áreas do conhecimento, que se apaixonaram pela ciência dentro de um planetário.

Por isso mesmo, o cientista convida: “Se você nunca foi a um planetário, não perca mais tempo. E se já foi, está na hora de voltar. As estrelas foram apenas o começo e os próximos 100 anos nos aguardam com todas as maravilhas e mistérios do nosso universo”.

Ciência e Tecnologia
Tags: Distrito Federal
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