Notícias

Nota de Pesar: Prof. Heleno Bolfarine

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta profundamente o falecimento do Prof. Heleno Bolfarine, neste sábado ( 26/06).
Publicado em 30/06/2021 17h22

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta profundamente o falecimento do Prof. Heleno Bolfarine, neste sábado ( 26/06). O Prof. Heleno era bolsista PQ 1A da Estatística, tendo uma grande contribuição para o desenvolvimento da estatística nacional e na América Latina. Foi orientador de 44 alunos de doutorado pela USP, que hoje atuam no Brasil, Chile, Estados Unidos, Peru, Argentina e Colômbia fazendo parte de pelo menos 26 diferentes departamentos de estatística nas principais universidades sul-americanas.

Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo e Ph.D em Estatística pela Universidade da Califórnia, Berkley, Heleno era professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Foi, ainda, presidente da Associação Brasileira de Estatística (1996-1998), editor-chefe do "Brazilian Journal of Probability and Statistics" e editor associado do "Journal of Statistical Planning and Inference". Entre suas áreas de interesse está a inferência estatística, com ênfase em modelos mistos e populações finitas. Além disso, o Heleno foi vencedor do prêmio Jabuti na categoria de ciências exatas pelo livro "Elemetos de Amostragem" (Editora Edgard Blucher) e  do prêmio ABE 2012 outorgada pela Associação Brasileira de Estatística.

Há pouco tempo, o professor foi agraciado com o Prêmio Internacional Mahalanobis 2021 por suas contribuições de pesquisa e liderança acadêmica, seu desempenho ao longo da vida e excelente em capacitação por meio do ensino e orientação de várias gerações de estatísticos na América Latina, e por sua liderança e promoção de estatísticas e o profissão estatística tanto a nível nacional.  O prêmio Mahalanobis, oferecido bianualmente pelo ISI e patrocinado pelo governo Indiano, é dado aos pesquisadores por sua contribuição por toda sua carreira nos países em desenvolvimento e região, sendo que a América Latina atualmente conta com apenas 3 ganhadores, sendo uma delas a recente premiação do prof. Heleno. A entrega oficial do prêmio ao professor irá ocorrer agora, de forma póstuma, no 63rd ISI World Statistics Congress 2021 em Julho deste ano.