Notícias

Live diálogos ciência e sociedade: O protagonismo da visão científica começa na educação básica

O Instituto Fórum do Futuro vai lançar um espaço de comunicação: Diálogos Ciência e Sociedade, em live, hoje, no Facebook, as 19h.
Publicado em 15/07/2021 16h27 Atualizado em 16/07/2021 14h59

O Instituto Fórum do Futuro vai lançar um espaço de comunicação: Diálogos Ciência e Sociedade, em  live, hoje, no Facebook, as 19h, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Coordenador científico do Fórum, Evaldo Vilela, que será entrevistado pela pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Marcia Azevedo Coelho.

Para a Professora Marcia, a mais recente membro do Conselho científico do Fórum do Futuro, este é um assunto "que parece imprescindível na pauta das discussões sobre o tema é a dificuldade que enfrentamos na comunicação entre cientistas, gestores (empresariais e estatais) e comunidade em geral”.

Segundo pesquisadores da área, uma das funções do intelectual seria a mediação entre o conhecimento hermético e sua divulgação pública, de modo  que esse conhecimento passe a ser apropriado socialmente. Nesse sentido, o intelectual se distanciaria do jornalista, aproximando-se do professor, visto que não cabe a ambos somente informar, mas prioritariamente formar.

“Nosso tema será pensar na comunicação da ciência, não sob a perspectiva da mídia, mas da educação e, mais especificamente, da Educação Básica”, finaliza a pesquisadora.

 

Para acompanhar a live, acesse o perfil do Fórum no Facebook.