Notícias
Helen Jamil Khoury - Nota de pesar do CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta o falecimento da bolsista de produtividade em pesquisa Helen Jamil Khoury, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Como pesquisadora, Helen coordenou o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes e desenvolveu estudos fundamentais sobre aplicações médicas das radiações ionizantes, radiodiagnóstico, medicina nuclear, radioterapia e proteção radiológica. Em 2023, se tornou a primeira mulher eleita Diretora Científica da FACEPE. Além disso, coordenava a Comissão de Notáveis Cientistas de Pernambuco.
Em 2010, criou e coordenou o Museu de Ciências Nucleares do DEN/UFPE, o único museu brasileiro dedicado à área nuclear, que há anos desempenha um papel essencial na educação científica, oferecendo exposições interativas e formação para estudantes e o público em geral.
Além de bolsista de produtividade em pesquisa, Helen coordenou o INCT em Instrumentação Nuclear e Aplicações na Indústria e Saúde (INAIS) na UFPE.
A professora Helen Jamil Khoury faleceu neste domingo (2), aos 73 anos. Como legado, deixa uma imensa contribuição para a ciência, que reflete na formação de novas gerações de cientistas, na consolidação da pesquisa nuclear no Brasil. Neste momento de tristeza, o CNPq se solidariza com os familiares, amigos e colegas da professora.