O centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos é uma estrutura de pesquisa inovadora no cenário nacional. Foi criado a partir da necessidade de integrar informações de diferentes disciplinas para gerar conhecimento novo e relevante, dos pontos de vista cientifico e social. Em sintonia com o modelo de ciência de síntese internacional, propõe uma abordagem interdisciplinar e colaborativa na discussão de questões atuais sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. É aberto à colaboração internacional, com outros centros de síntese e grupos de pesquisa que queiram contribuir para a sua missão.
Notícias SinBiose
Simpósio discute potencial da regeneração natural em áreas degradadas da Amazônia
O simpósio é promovido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do programa Regulariza Pará; com apoio do projeto SinBiose, do CNPq, da Finep)e da Equatorial Energia.
Seminário Elaboração de Programas em C, T&I com Foco em Resultados discute experiências em avaliação
O evento foi uma iniciativa da Diretoria de Análise de Resultados e Soluções Digitais – DASD – do CNPq
Áreas de terra firme na Amazônia brasileira são pouco conhecidas pela ciência
Trabalho com apoio do CNPq por meio do programa SinBiose reuniu estudos de comunidades ecológicas coletadas em diferentes tipos de ecossistemas, incluindo florestas de terra firme, florestas alagáveis e ambientes aquáticos
Centro de Síntese do CNPq, SinBiose, lança série de documentos para apoiar a tomada de decisão na área ambiental
Restauração florestal, uso e ocupação do solo, manejo agrícola, prevenção de surtos zoonóticos, gestão da zona costeira e política científica são alguns dos temas abordados.