Notícias
Minha Casa, Minha Vida fecha novo ciclo do #BotaPraAndar
Bota pra andar é encerrado em Cuiabá - Foto: Thiago Krawczyk
Cuiabá (MT) - Dez reuniões técnicas com municípios mato-grossenses foram realizadas em Cuiabá pelo Ministério das Cidades para destravar 10,5 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em Mato Grosso dentro do programa #BotaPraAndar. Entre os dias 12 e 14 de novembro, foram recebidos, na ocasião, representantes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Rondonópolis, Barão de Melgaço, Rosário Oeste e Porto Espiridião, do Governo Estadual, das concessionárias de serviços públicos e de entidades rurais.
Em todas as reuniões foram definidos prazos e atribuições para a resolução das pendências. A partir de agora, o Ministério das Cidades, a CAIXA e o Banco do Brasil irão monitorar os prazos e dar sequência ao acompanhamento das ações. O Ministério das Cidades e as instituições financeiras mapeiam os casos e elaboram uma estratégia de ação para solucionar situações que comprometem o desempenho do programa MCMV.
Segundo Augusto Rabelo, assessor do Ministério das Cidades, o balanço do #BotaPraAndar é positivo: “Nas quatro edições foram retomadas as obras de mais de 44 mil moradias nas diversas regiões do país, e a expectativa é que cerca de 180 mil pessoas tenham sido beneficiadas”. Já o representante do Governo do Mato Grosso, Wener Santos, celebrou a parceria com a CAIXA e o Ministério das Cidades em busca de soluções para destravar as obras das unidades habitacionais.
Participante de uma das reuniões técnicas, o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, afirmou esperar que o Residencial Carvalho seja concluído até o próximo ano com as ações que serão implementadas. Em Mato Grosso serão analisadas as obras paralisadas de 2.003 unidades FAR, 342 UH rural, também de 2.588 unidades que foram retomadas e nas novas contratações 3.005 UH rural e 2.531 unidades FAR.
João Henrique Cruz de Oliveira, superintendente regional da CAIXA em Mato Grosso celebrou o balanço da edição. “Nós conseguimos dar andamento a um dos empreendimentos, que vai agora para uma fase de titularização dessas áreas graças ao programa do Governo Federal. E a gente conseguiu também dar encaminhamento para análise, outros três empreendimentos. Para que possamos oferecer moradia digna para essas pessoas”.
Esta foi a quarta edição presencial do #BotaPraAndar, que já passou pelo Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em dezembro será realizada a edição no Maranhão, na capital São Luís. Com isso, as cinco regiões do país serão contempladas com o programa ainda neste ano.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br