Notícias
Plano de prevenção a desastres começa a ser elaborado em Teresina (PI)
Teresina será contemplada com Plano Municipal de Redução de Risco
Brasília (DF) – Mais uma cidade brasileira passa a ser mapeada com o objetivo de proteger a população contra desastres. O Plano Municipal de Redução de Riscos de Teresina (PI) começou a ser elaborado nesta segunda-feira, 21. Técnicos da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, do Serviço Geológico do Brasil, da Defesa Civil e da Prefeitura de Teresina se reuniram entre os dias 17 e 18 para coletar dados. As atividades incluíram encontros com moradores e lideranças comunitárias de Teresina. Também foram realizadas visitas a duas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal. Este plano deve ser finalizado até dezembro de 2025.
Durante o evento, Fernando Rocha Nogueira, assessor técnico da Secretaria Nacional de Periferias e especialista em gestão de riscos, ressaltou a importância deste mapeamento, com envolvimento direto dos moradores. "É essencial que o planejamento considere a realidade dos eventos climáticos extremos, além de promover a participação ativa das comunidades locais nas ações preventivas", destacou Nogueira.
Além de Paulista e Teresina, outras oito cidades estão programadas para a elaboração de PMRR: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Blumenau (SC), Rio do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS) e Santa Cruz do Sul (RS). Essa iniciativa ocorre por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED), que estabelece a cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Periferias (SNP) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). O investimento nesses dez planos é de R$ 7,5 milhões.
O Plano Municipal de Redução de Riscos visa capacitar prefeituras e comunidades locais para enfrentarem riscos ambientais. A ferramenta segue quatro etapas principais: planejamento e composição da equipe, levantamento de dados em campo e discussões com a comunidade, mapeamento das áreas de risco e proposição de intervenções estruturais e não estruturais, e, por fim, a consolidação dos resultados.
Prevenção em parceria
O Ministério das Cidades está desenvolvendo diversos planejamentos com a finalidade de reduzir os riscos de desastres. Por meio da Secretaria Nacional de Periferias, além destes 10 planos, outros 20 estão em andamento, em 16 estados, em cooperação com universidades públicas e prefeituras municipais. A meta é finalizar 200 planos até 2026.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br