Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Conselho Consultivo trata de Letramento Digital na última reunião do ano
O Conselho Consultivo da Anatel se reuniu na tarde desta terça-feira (25/11), na sede da Agência, em Brasília. O encontro tratou do Letramento Digital e do Uso Qualificado dos Serviços de Telecomunicações, além de discutir alterações no Regimento Interno do Conselho.
Isadora Firmino, gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, explicou que o nível de jovens e adultos com habilidades moderadas em TIC no Brasil é de apenas 13%, e que a meta da Agência é atingir 30% até 2027. Ela destacou que 90% do país é coberto por infraestrutura e que o Brasil é o segundo país com mais serviços digitais, mas que, apesar desse cenário, o desafio central é alcançar a conectividade significativa — combinar acesso com habilidades digitais.
A gerente apresentou as ações que a Anatel vem realizando: a peça “Vida de Influencer”, vencedora de prêmio internacional; workshops para o público 60+; escuta ativa 60+; Anatel nas Escolas; parceria com o Procon Maranhão; o jogo Serdigi, em parceria com o Serpro; Girls in TICs; Gente que Faz; evento Mundo Digital; concurso de fotos e vídeos; campanha Outubro CiberSeguro; além de campanhas de conscientização no site e redes sociais. Em 2024, foram alcançadas 1.345 pessoas; em 2025, mais de 5 mil.
Isadora informou que, para 2026, a Anatel pretende disponibilizar um painel de indicadores de competências digitais, realizar novo estudo alinhado ao DigComp (Quadro Europeu de Competência Digital), lançar projetos de obrigação de fazer, ampliar o alcance das iniciativas e fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais. Ela ressaltou a importância de uma atuação multissetorial, com a participação de diversos atores.
Por fim, os membros do Conselho discutiram possíveis alterações no Regimento Interno.
Acesse a reunião na íntegra no canal da Anatel no YouTube: