Notícias
COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL
Anatel participa do III Foro Internacional Antifraude
A superintendente de Controle de Obrigações, Suzana Rodrigues, integrou o painel de abertura do III Foro Internacional Antifraude – Estratégia Público-Privada, “Do diagnóstico à ação: o enfrentamento à fraude organizada no Brasil e perspectivas para 2026”. O Fórum reuniu autoridades diretamente envolvidas na formulação e na execução de políticas de combate às fraudes.
Também participaram do painel de abertura Flávio José Roman, vice-advogado-geral da União; Georges Seigneur, procurador-geral de Justiça do MPDFT; Ricardo Saadi, presidente do Coaf; Ricardo Morishita Wada, secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Paulo Modesto, secretário nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública; José Adonis Callou de Araújo Sá, subprocurador-geral da República e coordenador do Grupo Nacional de Apoio ao Enfrentamento ao Crime Organizado (GAECO Nacional) do Ministério Público Federal; Nina Fernandes dos Santos, secretária-adjunta de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Marcelo Stopanovski Ribeiro, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública; e Carlos Augusto de Andrade Jenier, diretor jurídico da Caixa Econômica Federal.
Durante sua participação, Suzana Rodrigues destacou as principais medidas adotadas pela Anatel no combate à fraude, ressaltando o papel e a atuação da Agência no enfrentamento aos golpes digitais. Segundo a superintendente, “a articulação interinstitucional é essencial para enfrentar esquemas de fraude cada vez mais organizados e a nova realidade que se apresenta com a migração dos crimes patrimoniais do ambiente físico para o digital, especialmente no período pós-pandemia”.
O III Foro Internacional Antifraude reforça a importância da atuação coordenada entre Estado e setor privado, e a participação da Anatel no painel de abertura evidencia o papel estratégico da Agência no enfrentamento às fraudes no setor de telecomunicações.

- Suzana Rodrigues