Notícias
AEB participa do Workshop dos Acordos Artemis em Abu Dhabi
Participantes do workshop dos Acordos Artemis. Créditos: UAESA
Nos dias 21 e 22 de maio, o Diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi e o Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paolo Gessini, participaram do Workshop dos Acordos Artemis, realizado em Abu Dhabi, Emirados Árabes. O evento foi organizado pela Agência Espacial dos Emirados Árabes (UAESA) e reuniu representantes de diversos países para discutir a governança e cooperação no espaço.
Em 15 de junho de 2021, o Brasil tornou-se o 12º país a assinar o Acordo Artemis e o primeiro na América do Sul. Em 2022, o Artemis se tornou um programa de governo ao entrar para as iniciativas estruturantes do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022-2031.
Os acordos são uma iniciativa da NASA que abrange diversos países para descrever uma visão compartilhada de princípios baseados no Tratado do Espaço Exterior, de 1967, em vista a aumentar a segurança, a previsibilidade e a transparência das operações no espaço. Anualmente, são realizados workshops para fomentar o diálogo entre os países signatários, alinhar práticas e discutir a implementação dos princípios estabelecidos, ao promover a cooperação internacional e a sustentabilidade das atividades espaciais.
A programação do primeiro dia do evento contou com sessões sobre a não interferência em operações espaciais, detritos orbitais, compartilhamento de dados científicos, relação com o Comitê da ONU para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS) e o registro de objetos espaciais, além de uma visita técnica.
Já no segundo dia, os debates seguiram com temas como interoperabilidade, divulgação e cooperação internacional, diretrizes para a sustentabilidade a longo prazo das atividades espaciais e ações pendentes. Nessa ocasião, o Diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi apresentou um relato do 2024 International Workshop on Space Resources: Perspectives for Future Ecosystems, co-organizado em 2024 pela AEB e a Secure World Foundation (SWF); e informou que o Brasil vai receber o I Simpósio Internacional em Agricultura Espacial (SIAE), de 14 a 16 de outubro de 2025, no PIT- Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos.
O workshop se consolidou como um espaço estratégico para fortalecer os princípios dos Acordos Artemis, visando a exploração pacífica e colaborativa do espaço. A próxima edição será organizada pela Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial Peruana e será realizada no Peru.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.