Notícias
1º de Maio - Dia do Trabalho
Na maioria dos países, a data é considerada um feriado nacional. Mas de onde vem esta comemoração? Por que em alguns lugares a data é feriado nacional? Será que o 1º de maio é celebrado nos quatro cantos do mundo?
Tudo começou em 1886, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação nas ruas da cidade querendo reivindicar a redução da carga horária de trabalho, de 13h para 8h diárias. Neste mesmo dia, os trabalhadores americanos fizeram uma greve geral no país. Estes protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Nos dias 3 e 4 de maio, manifestantes e policiais entraram em conflitos, o que resultou na morte de alguns envolvidos e em dezenas de pessoas feridas,
No Brasil, as maiores conquistas quanto aos direitos dos trabalhadores aconteceram com o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), quando passaram a ter sua jornada de trabalho reduzida, direito à carteira de trabalho, recebimento de férias, etc.
Contudo, a data foi instituída bem antes, em 1925, após um decreto do então presidente Artur Bernardes, e, atualmente, está intrinsicamente relacionada a luta por melhores condições de trabalho e de vida e, pois é importante que as pessoas trabalhem a fim de que possam ter garantidas de melhores condições de sobrevivência, alimentação, moradia, lazer, etc, de forma a promover dignidade ao homem, para o seu bem-estar físico e emocional, integrando-o à sociedade.
De certo há muito o que ser feito, vez que, lamentavelmente, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil ocupa a triste quarta posição em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos. O país perde apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090), o que só reforça a necessidade de se investir em ações de prevenção e promoção da saúde.
Links