Notícias
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
MGI lança painel de dados para fortalecer a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou um painel interativo de dados voltado à gestão de pessoas. A ferramenta integra a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) e reúne, em um único dashboard, informações de diferentes fontes apresentadas em gráficos, tabelas e indicadores interativos.
O sistema permite acompanhar, de forma dinâmica, a execução dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs), além do avanço das ações de capacitação por órgão ou entidade, modalidade e perfil de servidor. Mais do que monitorar números, o painel oferece visão estratégica: gestores podem identificar tendências, antecipar demandas e avaliar a efetividade das ações de desenvolvimento.
“O painel de dados nos dá uma visão sistêmica e integrada da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas no serviço público federal. Com essa ferramenta, conseguimos verificar se os investimentos estão realmente gerando desenvolvimento efetivo aos servidores e, consequentemente, melhores resultados à sociedade”, destacou o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso.
Ferramenta intuitiva e acessível
O painel foi desenvolvido para facilitar o uso mesmo por quem não lida rotineiramente com bases de dados. Sua interface traz gráficos, tabelas, filtros interativos e glossário de indicadores. Os usuários podem personalizar a visualização, selecionando dados por órgão responsável, etapas dos PDPs, modalidades de ações e indicadores de desempenho.
A plataforma permite explorar indicadores como o panorama nacional dos PDPs, análise de necessidades de desenvolvimento, estimativas de participação de servidores, execução orçamentária, fornecedores e avaliação da eficácia das ações, incluindo modalidades presenciais, a distância e híbridas.
“Não se trata apenas de monitorar números, mas de compreender tendências e antecipar demandas. Essa inteligência aplicada à gestão permite que o Estado esteja sempre preparado para responder às necessidades do cidadão”, reforçou o secretário José Celso.
O diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, Eduardo Almas, também ressaltou o valor estratégico da iniciativa. “Trata-se de uma ferramenta que consolida dados de forma inteligente e acessível, permitindo que gestores planejem e avaliem as ações de desenvolvimento com base em evidências. Isso fortalece a eficiência do Estado e coloca o servidor no centro das políticas públicas”, salientou.
Capacitação
Para apoiar o uso da ferramenta, o MGI disponibilizou uma playlist no canal da pasta no YouTube com tutoriais, entrevistas e exemplos práticos sobre cadastro de usuários, elaboração e atualização de PDPs e utilização das funcionalidades do sistema.
O painel pode ser acessado no Observatório de Pessoal do Portal do Servidor e na página de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do governo federal.
PDP 2026
O Governo Federal já está em fase de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2026, principal instrumento da PNDP. Os órgãos e entidades têm até 30 de setembro para enviar seus planos, que devem ser registrados no Portal Sipec.
O PDP é o documento que planeja e orienta a execução da PNDP, instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, que regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990. Elaborado anualmente pelos órgãos e entidades integrantes do Sipec, o plano define as necessidades de desenvolvimento dos servidores para o alcance dos resultados institucionais.
Entre seus objetivos estão a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, o desenvolvimento contínuo dos servidores e a racionalização dos gastos com ações de capacitação, garantindo o uso eficiente dos recursos públicos.
O lançamento do painel interativo da PNDP faz parte das ações de transformação do Estado que vem sendo conduzida pelo MGI, desde 2023, e que tem um dos eixos de atuação voltado a gestão de pessoas. A iniciativa simboliza a virada para uma gestão pública cada vez mais orientada por dados, transparência e foco no servidor.