Notícias
GESTÃO DE PESSOAS
MGI lança Painel de Dados sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
Disponível no Observatório de Pessoal e na página de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal, o Painel consolida informações a partir de 2023. Com visual intuitivo, glossário explicativo e filtros personalizados, a plataforma é voltada para diferentes perfis de usuários, viabilizando análises sob diversas perspectivas.
Publicado em
24/06/2025 11h05
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou nesta terça-feira, 24/06, um novo painel interativo sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). O dashboard oferece uma visão gerencial qualificada dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs) e permite o monitoramento permanente da Política, com base em informações estratégicas atualizadas em tempo real.
"Transparência na gestão, uso eficiente de recursos e melhoria dos serviços prestados à população, por meio do desenvolvimento contínuo dos servidores públicos, estão entre os principais objetivos da ferramenta, criada pelo órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec)", destaca Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do MGI.
Segundo ele, a solução digital irá possibilitar o acompanhamento de todas as etapas dos PDPs: da elaboração, passando pelos ciclos de revisão e execução, até a avaliação final das ações de desenvolvimento.
Disponível no Observatório de Pessoal e na página de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal, o Painel de Dados consolida dados a partir de 2023. Com visual intuitivo, glossário explicativo e filtros personalizados, a plataforma é voltada para diferentes perfis de usuários, viabilizando análises sob diversas perspectivas.
Gestão baseada em evidências
Priscila Aquino, coordenadora-geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, esclarece que a meta do novo dashboard é promover um planejamento mais assertivo das ações de desenvolvimento. "Essa ferramenta representa um avanço importante para o setor público, ao permitir que as decisões sejam tomadas com base em informações concretas, fortalecendo, assim, a gestão baseada em evidências", afirma.
Para Priscila Aquino, o Painel de Dados é uma solução estratégica que oferece controle, clareza e inteligência gerencial sobre os PDPs, permitindo verificar se os investimentos estão impulsionando de fato o desenvolvimento efetivo de servidores, conforme os objetivos da PNDP. "Com esse lançamento, o órgão central do Sipec reforça seu compromisso com a transparência na gestão dos recursos aplicados em ações de desenvolvimento, contribuindo para uma administração pública mais eficiente, ágil e centrada no cidadão", ressalta.
Funcionalidades do dashboard da PNDP
O Painel de Dados reúne dados estratégicos que impulsionam o planejamento mais eficaz dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas e fortalecem as ações de desenvolvimento no setor público. Entre os destaques, estão:
- Panorama nacional dos órgãos e entidades federais que enviaram seus PDPs.
- Análises detalhadas das necessidades de desenvolvimento identificadas.
- Estimativas de participação de servidores nas ações de desenvolvimento planejadas.
- Status dos PDPs, com resultados organizacionais e sugestões de soluções de aprendizagem.
- Competências vinculadas às ações e temáticas prioritárias.
- Informações completas sobre os quatro ciclos de revisão realizados.
- Dados do informe de execução, incluindo total e média de recursos públicos investidos.
- Principais fornecedores, contratados ou não pelos órgãos.
- Avaliação da efetividade das ações de desenvolvimento executadas pelos órgãos e entidades.
- Tipos de modalidade das ações de desenvolvimento realizadas: presencial, a distância, remota e híbrida.
- Comparativo estratégico entre participações validadas e necessidades efetivamente executadas.
- Volume de necessidades revisadas ao longo dos quatro ciclos.
- Ranking de órgãos e entidades com maior número de necessidades indicadas.
- Indicadores de esforço de aprendizagem e nível de escolaridade dos servidores.
Esse conjunto de informações permite uma visão sistêmica e inteligente para apoiar decisões mais assertivas em políticas de desenvolvimento de pessoas na administração pública federal.