Notícias
GESTÃO E INOVAÇÃO
Gestão debate avanços e desafios dos laboratórios de inovação pública em seminário internacional
Os avanços, desafios e perspectivas futuras no campo da inovação pública e institucional foram temas de discussão do II Seminário Internacional de Laboratórios de Inovação no Setor Público sobre Inovação Pública Sistêmica. O evento, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 30 de junho e 3 de julho, contou com a participação de gestores públicos, representantes de universidades, de organizações da sociedade civil e de instituições internacionais.
O objetivo foi o de promover conexões e troca de experiências entre diferentes laboratórios de inovação, além de apresentar metodologias e boas práticas, como agentes de transformação e experimental institucional. Na oportunidade, os projetos, experiências e as estratégias de inovação do Governo Federal, desenvolvidos no âmbito do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foram apresentados aos participantes.
Para a diretora de Inovação Governamental do MGI, Claudia Martinelli, “mais do que uma prática de gestão, a inovação precisa ser reconhecida como uma função estratégica de Estado - voltada a reimaginá-lo e reconectá-lo com cidadãos”. E completa, “a inovação acena para um novo paradigma de gestão pública, onde experimentar é método, colocar as pessoas no centro é princípio e gerar valor é nossa finalidade”.
A experiência do LA-BORA!gov, um dos primeiros e principais laboratórios de inovação governamental do Brasil, foi um dos destaques do seminário. “Talvez, ainda haja quem acredita que o inovar seja restrito àquele momento EUREKA solitário. Promover inovação tem mais a ver com trabalho duro, colaboração e estratégia para lidar com as complexidades desse nosso tempo e mundo”, destacou Lívia Ramalho, integrante do time volante do laboratório.
Promovido pela Pólen - o Laboratório de Inovação em Gestão Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), o seminário foi uma oportunidade para que representantes da Diretoria de Inovação Governamental da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/ MGI) participassem de mesas redondas em que detalharam as estratégias e a disseminação da cultura inovadora em instituições públicas.
O podcast Ondas de Inovação, produzido pelo LA-BORA!gov; a importância do uso de jogos como ferramenta de inovação; a pauta em torno das ciências comportamentais; e o lado humano da inovação, dentro da abordagem de como relações fortes geram equipes potentes, estiveram entre os assuntos de destaque apresentados pela equipe do MGI.