Como acessar a funcionalidade do Perfil Profissiográfico – fase piloto
Publicado em
23/01/2025 16h31
Atualizado em
31/03/2025 15h10
O que é o Perfil Profissiográfico?
A profissiografia, ou análise profissiográfica, é considerada um tipo de proposta metodológica que tem como objetivo norteador o levantamento do perfil profissiográfico de um determinado cargo, ou seja, realizar uma análise detalhada de suas características e peculiaridades (Brannick, Levine, & Morgeson, 2002; Pasquali, Moura, & Freitas, 2010).
Não é uma simples descrição de cargos
Inclui especificações detalhadas para desempenho competente (Dezinot, 2003);
Requer descrição criteriosa das tarefas e atribuições.
Tipos de análise de cargos
Análise orientada ao Trabalho: Foco nas tarefas realizadas (descrição do cargo).
Análise orientada à Pessoa: Foco nos atributos, características e habilidades necessárias; e enfatiza as competências pessoais para o cargo.
Profissiografia
- A Análise profissiográfica consiste em uma proposta metodológica que tem como objetivo norteador a elaboração do perfil profissiográfico de um determinado cargo por meio de uma análise detalhada de suas características e necessidades;
- São identificadas as atribuições, responsabilidades, tarefas realizadas, competências requeridas, incluindo requisitos psicológicos e características restritivas para o cargo;
- Técnica com base na ciência e permite o estabelecimento de um perfil profissiográfico validado, a partir de dados obtidos com a própria população ocupante do cargo;
- O reverso da moeda, nos estudos de profissiografia, é identificar quais candidatos atendem aos requisites do cargo. Perfil profissiográfico das atividades dos cargos Perfil profissional do candidato Relatório Individual.
A funcionalidade no Sigepe Oportunidades – 1ª versão disponível para o Concurso Público Nacional Unificado - CPNU
A funcionalidade do Perfil Profissiográfico surgiu da problemática de alocar com efetividade um alto volume de novos(as) servidores(as) em vários órgãos e entidades, em um curto espaço de tempo, considerando as atuais configurações das áreas de gestão de pessoas dos órgãos e entidades, responsáveis pelas análises documentais e alocações.

- Perfil Profissiográfico - banner 2
Fonte: SERPRO
Com isso, surgiu a solução da funcionalidade do “Perfil Profissiográfico” para otimizar parte do processo de análise documental e de análise de alocação de cada candidato(a) nas vagas disponíveis no órgão/entidade conforme melhor perfil e experiências de cada um(a).
Relatório Individual de Subsídio a Alocação (RISA)
O resultado disso dá-se por meio do Relatório Individual de Subsídio a Alocação (RISA). Hospedado no módulo do Sigepe Oportunidades, a funcionalidade utiliza Inteligência Artificial Generativa para processamento de linguagem natural (Modelo GPT-4o em infraestrutura de nuvem) para realizar o cruzamento das informações fornecidas pelos(as) ingressantes (respostas ao questionário e informações do currículo) e informações relacionadas ao cargo ao qual o(a) ingressante foi aprovado(a).
Do cruzamento de informações é gerado o Relatório que contém resumidamente as informações profissionais, experiências, perfil e interesses do(a) novo(a) servidor(a), bem como sugestão de alocação.

- Perfil Profissiográfico - banner 3
Para maiores informações, acesse o link do Manual do Gestor – Perfil Profissiográfico (https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/ingresso-de-servidores/manual_perfil_profissiografico.pdf)
E confira a alteração da INSTRUÇÃO NORMATIVA SGP/MGI Nº 31, de 9 de novembro de 2023 que prevê a funcionalidade do perfil profissiográfico: Instrução Normativa SGP/MGI nº 5, de 15 de janeiro de 2025 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-sgp/mgi-n-5-de-15-de-janeiro-de-2025-607245618)
