Notícias
CONCURSO NACIONAL
CPNU 2 oferece 340 vagas de nível médio em agências reguladoras de todo o país
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) oferece oportunidades para quem concluiu o ensino médio, com ou sem formação técnica adicional. No Bloco Temático 9 estão distribuídas 340 vagas em mais de 40 cargos vinculados a Agências Reguladoras nacionais.
As vagas contemplam candidatos com escolaridade intermediária, ou seja, aqueles que possuam diploma de ensino médio ou que tenham seguido os estudos se especializando em áreas técnicas. Os postos estão ligados a setores essenciais da sociedade, como infraestrutura, transportes, energia, comunicações, saúde, cultura e mineração. Áreas que compõem a estrutura de serviços regulados pelas Agências que estão selecionando candidatos no CPNU 2.
As atividades de apoio técnico operacional executadas nos cargos de regulação estatal contemplam fiscalização, monitoramento, inspeção, coleta e sistematização de dados. Por isso, o boco 9 agrupa atividades que amparam instruções processuais e o cumprimento de normativos regulatórios. Os candidatos selecionados, portanto, atuarão assegurando o cumprimento de normas técnicas e de padrões de qualidade, contribuindo para a efetivação das políticas públicas regulatórias.
Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o certame está estruturado em 9 blocos temáticos definidos conforme os perfis profissionais exigidos pelos órgãos. Cada pessoa candidata pode concorrer às oportunidades de apenas um bloco, indicando no ato da inscrição a ordem de preferência de cargos pelos quais se interessou e esteja apto, considerando formação, licenças para execução de atividade e outros critérios descritos no edital.
Assim como em todos os blocos do CPNU 2, há reserva de vagas para pessoas negras, com deficiência e indígenas, conforme determina a legislação e os critérios definidos no edital. A seleção também considera a distribuição regional e busca ampliar a diversidade na administração pública.
O Bloco 9 reúne oportunidades em oito órgãos federais com as seguintes vagas imediatas:
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
-
Técnico em Regulação de Aviação Civil
-
Especialidade Geral – 25 vagas
-
Manutenção Aeronáutica – 30 vagas
-
Padrões Operacionais – 8 vagas
-
Segurança em Voo – 7 vagas
Agência Nacional de Mineração (ANM)
-
Técnico em Atividades de Mineração
-
Mineração (várias localidades): 70 vagas
-
Geoprocessamento – 10 vagas
Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
-
Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural
-
Química – 3 vagas
-
Geral – 13 vagas
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
-
Técnico em Regulação de Saúde Suplementar
-
Especialidade Geral – 20 vagas
Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)
-
Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - 50 vagas
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
-
Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários - Especialidade Geral – 30 vagas
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
-
Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - Especialidade Geral – 50 vagas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
-
Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária - Especialidade Geral – 14 vagas
Agência Nacional do Cinema (ANCINE)
-
Técnico em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual - Especialidade Geral – 10 vagas
Remunerações e jornada de trabalho
Todos os cargos ofertados no Bloco 9 possuem remuneração inicial de R$ 8.053,32. A jornada de trabalho para todos os cargos é de 40 horas semanais. A remuneração está vinculada à legislação específica de cada agência reguladora.
Esse valor contempla o vencimento básico acrescido das gratificações correspondentes à carreira, e pode variar ao longo da trajetória funcional, conforme progressões e demais vantagens previstas no plano de carreira.
As tabelas completas com cargos, especialidades, número de vagas, salários e locais de exercício estão disponíveis no anexo do Bloco Temático 9 do edital: https://conhecimento.fgv.br/sites/default/files/concursos/cpnu2_anexo_blocotematico9_cnu_25f.pdf
Consulte o edital completo e o cronograma atualizado no site do CPNU: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional