Notícias
CONCURSO PÚBLICO
Agência Nacional de Mineração recebe autorização do MGI para nomear 216 pessoas aprovadas em concurso
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta sexta-feira (26/9), a Portaria MGI nº 8.187/2025, que autoriza a nomeação de 216 pessoas aprovadas em concurso público para compor o quadro de pessoal da Agência Nacional de Mineração (ANM). As nomeações contemplam dois cargos de nível superior: Especialista em Recursos Minerais (177 vagas) e Analista Administrativo (39 vagas).
De acordo com a portaria, a efetivação das nomeações está condicionada à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do ordenador de despesa da ANM, assegurando a compatibilidade orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Caberá à própria ANM conduzir as etapas seguintes do processo, incluindo a publicação dos editais e atos administrativos necessários para viabilizar as nomeações.
O concurso para a ANM foi autorizado pelo MGI em novembro de 2024. A ampliação do quadro da agência é mais uma medida do governo federal para o fortalecimento da capacidade institucional da Agência, autarquia fundamental na gestão dos recursos minerais da União, bem como a regulação e a fiscalização das atividades para o aproveitamento dos recursos minerais no país.
Com a chegada dos novos servidores, a estrutura técnica e administrativa da ANM é reforçada, ampliando a capacidade de fiscalização do setor mineral.
Mais reforços no governo federal
O MGI também autorizou nesta sexta-feira a nomeação de 30 pessoas aprovadas em concurso público para compor o quadro de pessoal da Agência Espacial Brasileira (AEB). As nomeações contemplam dois cargos de nível superior: Analista em Ciência e Tecnologia (15 vagas) e Tecnologista (15 vagas).